X

Verão na Fundição Progresso, no RJ, chega com novidades para 2025!

MC Gut (Estudeofunk), Bianca Leão (Céu na Terra), Eduardo Santana (Fundição Jazz), Luana Sorriso (SIBC), Mari Borgerth (Céu na terra) e Tiago Rodrigues (Orquestra Voadora) (Foto: Iago Damasceño)

O Verão na Fundição vai ser de muita novidade e festa. Ensaios abertos de diversos blocos de carnaval, com a estreia da Orquestra Voadora na programação, shows, colônias de férias, atividades diversas dos grupos e artistas do Centro Cultural, SIBC e Fundição Jazz.

Com uma programação diversificada, a Fundição Progresso reforça seu papel social, oferecendo oficinas gratuitas mensalmente, arrecadando alimentos com a meia entrada solidária, realizando parceria com cooperativas de reciclagem, adotando o Copo Eco e promovendo o diálogo sobre sustentabilidade, a cidade e questões que a atravessam, como parte das iniciativas da Fundição Verde. Ações como essas, junto às atividades culturais que ocupam diariamente o Centro Cultural, fazem da Fundição Progresso, desde 2019, Patrimônio Imaterial do Estado.

Pré-Carnaval é na Fundição

Preparando a cidade para o Carnaval, ensaios abertos do Céu na Terra aos domingos acontecem a partir de 26 de janeiro. O bloco aterriza na Fundição para realizar seus ensaios, no Palco São Sebastião, com seu tradicional repertório de maxixes e marchinhas, que este ano reserva uma homenagem especial à Rita Lee.

E a Casa passa a receber também os ensaios abertos da Orquestra Voadora, todos os domingos de janeiro e fevereiro. Sinônimo de música de qualidade, performances e muita alegria, o bloco realiza na Fundição sua oficina musical durante o ano inteiro, preparando mais de 150 alunos para o desfile de carnaval. É chegada a hora dos ensaios abertos para o público, no Espaço Verde, antecipando a folia na Lapa.

Tiago Rodrigues (Orquestra Voadora), Bianca Leão (Céu na Terra), Eduardo Santana (Fundicao Jazz), Luana Sorriso (SIBC), MC Gut (Estudeofunk) e Mari Borgerth (Céu na terra) (Foto: Iago Damasceño)

Baile do #Estudeofunk traz MC Carol e muito mais

Outro evento imperdível é o Baile do #Estudeofunk, que realiza sua terceira edição, no dia 25 de janeiro, trazendo, além do show dos artistas do #EOF, MC Carol, DJ Ramemes, Deekapz, Crazy Jeff e Ardo, em um Baile de Verão com grandes nomes da cena funk. O #estudeofunk é um programa de residência artística musical que reúne em seu elenco MC’s, dançarinos, DJ’s e beatmakers que são referência no estilo. Em sua trajetória, recebeu mais de 150 artistas, lançou 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, e está com inscrições abertas para seu IV Ciclo.

Marcelo Falcão, Ponto de Equilíbrio, Monobloco e SIBC no Arena

No Palco Arena, a noite será de Marcelo Falcão e Ponto de Equilíbrio em dois shows completos no dia 31 de janeiro. No clima do Carnaval, o Monobloco leva seu arrastão de alegria com dois ensaios de bateria completa, nos dias 21 e 28 de fevereiro, apresentando um gostinho do que será o desfile que tradicionalmente encerra o carnaval oficial na cidade. Por ali também acontece, toda quinta-feira, o SIBC (Samba Independente dos Bons Costumes), ponto certo dos amantes de samba que se encontram toda semana na Lapa, e terá edições e convidados especiais na temporada.

Noites de jazz com Eduardo Santana

Já o Espaço Verde vai receber todo mês uma noite de jazz com Eduardo Santana. O Fundição Jazz traz o artista e convidados especiais, além de muita música, comidinhas e bebidas especiais e DJ nos intervalos. As edições serão nos dias 10 de janeiro, 14 de fevereiro e 14 de março. Reformado recentemente, o Espaço Verde foi assim batizado por ter recebido o primeiro jardim de chuva da cidade, uma solução natural para alagamentos e enchentes, que são áreas de plantio projetadas para capturar, filtrar e reter a água da chuva. Localizado na lateral da casa, aos pés dos Arcos da Lapa, é um espaço ao ar livre, que ganhou uma programação diversificada e chuveiros para refrescar os eventos de verão, como os que já existem no Terraço.

Colônia de férias e novas oficinas no Centro Cultural

Entre os artistas e grupos do Centro Cultural, a Intrépida Trupe e o Teatro de Anônimo oferecem colônias de férias com atividades diversas a partir de janeiro. Voltadas para crianças, trazem conhecimentos sobre circo, teatro, brincadeiras populares e muita alegria e diversão. Os pacotes têm opções semanais ou diárias. Acontece também, ainda em janeiro, uma oficina de Dança Vertical, com Adelly Costantini e Lana Borges, entre os dias 20 e 23. E em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o ciclo de oficinas gratuitas traz Voz en Canto, aula de canto popular com Nívea Magno, no dia 25.

Mais informações e ingressos em www.fundicaoprogresso.com.br.

douglas gsvip: