X
    Categorias: Geral

Tribunal de Justiça de SP recebe obra do artista Diego de Oxóssi que celebra cultura afro-brasileira

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) recebeu, hoje, 09/10, a instalação inédita de um machado sagrado do Candomblé, símbolo de força, justiça e ancestralidade. A cerimônia marcará um momento histórico de valorização da cultura afro-brasileira dentro de uma das principais instituições públicas do país.

A obra, criada pelo artista Diego de Oxóssi, faz referência ao Oxe de Xangô, que significa a imparcialidade e ficará em destaque em uma cúpula de madeira e vidro preparada especialmente para o espaço, evidenciando o cuidado com a simbologia e a estética do ritual. “Queremos que o Oxê de Xangô seja reconhecido como uma expressão artística e cultural de grande importância, celebrando nossas raízes e tradições”, afirma Diego.

O ritual será um marco histórico, representando a integração entre tradição, arte e instituições públicas, e reafirmando o valor da cultura afro-brasileira no cenário social e artístico do país. O Oxê de Xangô entra assim para a história, reforçando o diálogo entre cultura, arte e instituições públicas.

davi: Davi Brandão é jornalista com atuação no campo da Comunicação há 25 anos, circulando pelos diversos segmentos do entretenimento. Teve passagem por grandes veículos, como Shopping News, DCI, Panorama Brasil, Revista Cenesp, além de assinar colunas para sites Vipado, Revista Mundo da Fama, O Dia, All Divas, IG Gente, Celebraway, Fashion a Porter, entre outros.