X

Show de lançamento do álbum LaVaca, de Clarissa Ferreira

Nos dias 4 e 5 de abril de 2024, no Teatro Oficina Olga Reverbel, a compositora, violinista, pesquisadora e escritora Clarissa Ferreira lança seu primeiro álbum autoral com o show LaVaca. Clarissa surge na cena musical como uma expoente da nova música gaúcha que repensa a história e recria a música do Rio Grande do Sul, através de uma perspectiva feminista e contemporânea.

O álbum da artista foi realizado de maneira independente via financiamento coletivo e está conectado à pesquisa e ao livro de artigos críticos Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul, Editora Coragem, 2022. O show de lançamento do álbum LaVaca apresenta uma experiência que une música e pesquisa sobre cultura e pertencimento ao Sul do mundo. Serão apresentadas as músicas do álbum, que abordam como temas a degradação do bioma pampa e um olhar para as fêmeas que nela habitam.

Participam do disco artistas como Vitor Ramil e a cantautora uruguaia Ana Prada. Além de letras de autoria de Clarissa, o repertório inclui textos e poesias musicadas de Angélica Freitas, Su Paz, Maria Gabriela Saldanha e Mario Quintana. Sua música estabelece diálogos através do território latino-americano popular e tradicional.

As faixas apresentam linguagens vivas e diversas, misturando ritmos brasileiros, argentinos e uruguaios, como o candombe, a milonga, o samba e a chacarera. O show será formado por instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, trio de cordas composto por violinos e violoncelo, baixo elétrico e percussão, com banda formada por Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Miriã Farias, Bibiana Turchiello, Luyra Dutra, Tamiris Duarte, Lucas Ramos e Bruno Coelho, com sonorização de Olimpio Machado e concepção visual de iluminação de Isabel Ramil. Além disso, contará com convidados especiais como: Loma Pereira, Nina Fola, Emily Borghetti, Renato Müller, Gabriel Romano e Guilherme Ceron. A proposta é de uma experiência imersiva e reflexiva, que questiona as estruturas patriarcais e a exploração do meio ambiente através da cultura gaúcha.

Clarissa Ferreira busca trazer novas perspectivas sobre a construção identitária e cultural do Rio Grande do Sul, estimulando um olhar crítico e consciente sobre as causas sociais e o bioma pampa. Nesse dia, também será lançado o livro encarte composto por textos, letras, cifras das músicas e texto de apresentação escrito pela filósofa e escritora Márcia Tiburi. O mesmo poderá ser adquirido através do site www.clarissaferreira.com com entrega para todo o Brasil.

O álbum estará disponível em todas as plataformas de música a partir da meia-noite do dia 5 de abril de 2024. 4 e 5 de abril de 2024, às 19 hrs Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco do Theatro São Pedro Ingressos antecipados pelo site: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/show-de-lancamento-do-album-lavaca-de-clarissa-ferreira Ingressos meia-entrada: 50% para idosos com idade igual ou superior a 60 anos; 50% para estudantes em até 40% da lotação do teatro: – até 15 anos mediante RG; – acima de 16 anos portando carteira da UGES, UEE, UNE; 50% para pessoas com deficiência, inclusive para seu acompanhante quando necessário, e para doadores de sangue; 50% para artistas com registro profissional e regulamentado na carteira de trabalho; 50% para até 50 associados da da AATSP.

Sobre Clarissa Ferreira Violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande do Sul. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em etnomusicologia, pós-graduanda em arteterapia e estudante de licenciatura em história. Possui diversos singles lançados, e está lançando seu primeiro álbum autoral, que se chama LaVaca. Publicou, em 2022, seu primeiro livro, Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul, pela Editora Coragem, que foi obra vencedora do Prêmio Reflexo Literário 2022 como Melhor Livro de Crônicas. Professora da graduação em música popular da Universidade Federal de Pelotas.

Alia seu trabalho musical autoral com pesquisa abordando questões que repensam o regionalismo gaúcho nos espaços sociais e na geografia local. Ao longo de sua carreira, Clarissa dividiu o palco com renomados artistas brasileiros, incluindo Lia de Itamaracá e Danilo Caymmi. Seus trabalhos foram apresentados em festivais como o La Serena Festival de la Canción, no Uruguai (2020/2024), Festival Pira Rural (2023) e Festival Acid Rock (2024). Recentemente, ela fez o show de abertura para a cantora baiana Illy em Porto Alegre. Compôs trilha sonora exclusiva para o filme 30 povos do Canal Curta!. Dirige o espetáculo Líricas Sulinas na programação do Sonora Brasil SESC. Sinopse LaVaca é um novo signo.

É um símbolo de que natureza-cultura são conceitos cujas fronteiras são fraturadas. Era tudo mato. O gado foi trazido para este continente. A pampa não existia. LaVaca apresenta músicas da cantautora, violinista e pesquisadora Clarissa Ferreira cantando temas como a degradação do bioma pampa e um olhar para as fêmeas que nela habitam. Participam do disco artistas como Vitor Ramil, a cantautora uruguaia Ana Prada, Rhaissa Bittar, Nina Wirtti e Loma Pereira.

O repertório inclui composições de Clarissa e poemas musicados por ela de Angélica Freitas, Su Paz, Maria Gabriela Saldanha e Mario Quintana. Sua música estabelece diálogos através do território latino-americano popular e tradicional, apresentando músicas com linguagens vivas e diversas, uma mistura de ritmos brasileiros, argentinos e uruguaios, como o candombe, a milonga, o samba e a chacarera. A sonoridade é definida como realismo regionalista, música pós-gaúcha ou música gaúcha feminista.

Duração: 90 minutos | Classificação indicativa: 10 anos Ficha técnica do show Clarissa Ferreira, voz, violão e violino Ana Matielo, violão e voz Miriã Farias e Bibiana Turchiello, violino Luyra Dutra, violoncelo Tamiris Duarte, contrabaixo elétrico e voz Lucas Ramos e Bruno Coelho, percussão Participações especiais: Loma Pereira, voz Nina Fola, percussão Emily Borghetti, dança e sapateado Renato Müller, gaita ponto Gabriel Romano, acordeom Guilherme Ceron, percussão Sonorização: Olimpio Machado Iluminação: Isabel Ramil Preparação cênica: Kalisy Cabeda Figurino: Flávia Nascimento (Criolando) Produção: Clarissa Ferreira e Cristiane Cubas

Redes sociais Instagram: https://www.instagram.com/clarissaferreiraaaa/ Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0ijKH14Yk1kZ0Zn0xsm2oy YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYfppIOTps_QKgri6gN-8yw Site: www.clarissaferreira.com

4 e 5 de abril de 2024, às 19 hrs

Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco do Theatro São Pedro

Ingressos antecipados pelo site:

https://theatrosaopedro.rs.gov.br/show-de-lancamento-do-album-lavaca-de-clarissa-ferreira
tania: