A WGroup, empresa idealizadora e organizadora da São Paulo Oktoberfest, um dos principais eventos culturais alemães da América Latina, que será realizado de 19 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Parque Villa-Lobos, anuncia também a criação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, que vai integrar a programação oficial da festa.
O inédito festival reunirá dezenas de produtores do Estado, ampliando a experiência cervejeira do público e marcando também a expansão do evento no segmento de bebidas artesanais, em sintonia com o crescimento d o mercado e a valorização da produção regional.
“O 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo está nascendo dentro da São Paulo Oktoberfest, mas com identidade própria. É um evento completo, com curadoria, programação e proposta independente, com personalidade e propósito próprios.
Ele representa um novo evento dentro da nossa estrutura e vai destacar a força, a diversidade e a originalidade das marcas artesanais paulistas. Vai ser uma experiência cervejeira única para o público neste ano”, antecipa Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup e idealizador dos dois eventos.
A organização do evento já está no processo de seleção de dezenas de cervejarias paulistas que terão stands próprios dentro do festival, divididas ao longo de três finais de semana. Além disso, as cervejarias poderão se inscrever no Concurso Oficial de Estilos, que premiará os melhores rótulos da produção artesanal paulista.
A programação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo inclui uma competição técnica, conduzida por mestres cervejeiros do Brasil e da Alemanha, além de especialistas do setor. Os rótulos mais bem avaliados receberão selos de Ouro, Prata e Bronze, em um processo de certificação criado para reconhecer a excelência e a qualidade da produção artesanal paulista.
“A curadoria do Festival busca diversidade de estilos, consistência técnica, qualidade e identidade, garantindo ao público uma experiência sensorial rica e conectada com o que há de mais relevante na produção artesanal local”, destaca o cervejeiro Júnior Bottura, Curador do Evento.
A inscrição para as cervejarias interessadas deverá ser feita por meio do link https://www.cervejaartesanalsp.com.br/ e será avaliada por uma curadoria técnica especializada.
A São Paulo Oktoberfest conta com o apoio formal do Governo do Estado da Baviera, chancela inédita que reforça a autenticidade e a originalidade do evento. A festa é inspirada na tradicional Oktoberfest de Munique e também terá a sua experiência gastronômica ampliada. Em 2025, além das mais de 80 opções tradicionais, a festa contará com duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos que reforçam a identidade cultural do evento.
A programação musical, que será anunciada em breve, estará distribuída em três grandes palcos: o Palco Biertent, instalado na tenda principal, receberá os shows de maior destaque; o Palco Bradesco concentrará ativações e atrações especiais; e o Coreto das Apresentações Artísticas, reservado para grupos germânicos e performances culturais típicas.
Os ingressos para a festa deste ano já estão disponíveis exclusivamente pelo site oficial do evento: www.saopaulooktoberfest.com.br
São Paulo tem o maior número de cervejarias artesanais do país.
O lançamento do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo ocorre em um momento estratégico para o setor. São Paulo lidera o cenário nacional com 410 cervejarias registradas, sendo o primeiro estado do país a ultrapassar a marca de 400 estabelecimentos, segundo dados oficiais. A iniciativa busca ampliar a visibilidade de pequenas e médias cervejarias, promovendo a diversidade de estilos e fortalecendo a cadeia produtiva local.
O mercado de cervejas artesanais no Brasil representa cerca de 2% do volume total de consumo, mas movimenta um ticket médio superior ao das grandes marcas industriais. Em São Paulo, a força do mercado é impulsionada por uma cultura gastronômica consolidada, turismo em expansão e a crescente valorização dos produtos locais, além do fortalecimento das rotas de turismo cervejeiro e dos brewpubs — bares que produzem e comercializam suas próprias cervejas artesanais no próprio local.
Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do setor é expressivo: para cada emprego direto em uma cervejaria artesanal, são gerados 34 empregos indiretos em áreas como agricultura, logística, comércio e turismo. Com 410 cervejarias ativas no estado, estima-se que o segmento seja responsável por cerca de 143.500 postos de trabalho diretos e indiretos.
Sobre a WGroup
A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto.
Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.