Oslo (Noruega) – Com brilho no olhar e samba no pé, a sambista e organizadora de eventos Mariana Peraca vem se consolidando como uma das grandes representantes da cultura brasileira no exterior. Atualmente é rainha de bateria do G.R.E.S. Unidos de Oslo — a única escola de samba da Noruega, fundada em 2011 —, Mariana representa a agremiação que movimenta o calendário cultural do país, com destaque para apresentações em festivais e eventos internacionais, como o tradicional Festival de Coburg, na Alemanha.
Nascida em São Paulo, filha de mãe uruguaia e pai brasileiro, Mariana vive na Noruega desde 2010. Seu envolvimento com o samba começou ainda na infância, como passista em Artigas, no Uruguai, onde cresceu. A cidade, que faz fronteira com o Brasil, respira a cultura brasileira e realiza todos os anos um dos maiores carnavais do país, com forte influência do samba carioca.
“Sambar, para mim, é muito mais do que desfilar com plumas e brilhos. É um momento de conexão com minha ancestralidade, minha história e minha comunidade”, afirma Mariana. “Quando eu sambo, me sinto livre. É minha forma mais autêntica de expressão.” Diz Mariana
Desde o verão de 2024, ela ocupa com orgulho o posto de rainha de bateria na Unidos de Oslo. Além disso, tem participado de turnês por países como Áustria, Alemanha e Suécia, promovendo e fortalecendo o samba e a cultura brasileira em eventos internacionais. Recentemente, foi destaque no programa de rádio Latin Lounge e no festival AustriaConnectionUnite, realizado em janeiro deste ano por Janaina Kraus.
Mariana também tem raízes profundas no carnaval uruguaio. Em 2019, foi eleita Musa da Escola Académicos Centenario de Artigas, sua agremiação local. “Essa ligação com a escola, com o enredo, me faz entrar em transe. É uma experiência única”, conta.
Com paixão e dedicação, Mariana Peraca tem uma meta clara: desfilar na Marquês de Sapucaí em 2026. “Estou trabalhando muito para isso. Quero representar todas as mulheres imigrantes que levam o samba como identidade pelo mundo.” Diz Mariana.
Então vamos aguardar a estreia de Mariana Pereca em grandes agremiações do carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro.
Por Jeferson Kim @kimassessor