X
    Categorias: NACIONAL

Projeto Ler Pra Mim?

Lê pra mim?

-Um time de estrelas se reuniram no projeto “Lê pra mim?” As atrizes Eliane Giardini , Juliana Paes, Malu Valem Dada Coelho e Ana Botafogo e os atores Samuel de Assis, Cláudio Lins, Richard .Abelha e Carlinhos de Jesus participaram do projeto “Lê pra Mim?” da atriz Sônia de Paula que aconteceu no Espaço Cultural Correios, em Niterói

LÊ PRA MIM? é um projeto de incentivo a leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural, onde personalidades leem livros infantis brasileiros para crianças, em encontros literários. Além disso, é um projeto de inclusão social que vem ao encontro das política públicas praticadas no Brasil.

Tem início em janeiro de 2010 e foram realizadas 39 EDIÇÕES. Passamos por 22 cidade. Até agosto de 2023, mais de 36 MIL CRIANÇAS participaram das leituras e 30 MIL LIVROS foram doados. O somatório de toda a valoração de mídia espontânea ao longo dos nova anos de projeto é de aproximadamente R$ 12.963.106,94.

Mais de 690 artistas representativos e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como Fátima Bernardes, Gaby Amarantos, Roberta Miranda, Denise Fraga, Marco Luque, Marília Gabriela, Maitê Proença, Paloma Jorge Amado, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Eliana, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader, Antônio Calloni, entre outros.

O objetivo maior é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças. Os leitores, formadores de opinião, atores de televisão, personalidades, mostram às crianças que a literatura é importante.

DIFERENCIAIS

1- Personalidades da mídia, formadores de opinião, leem os livros para as crianças. Convidamos personalidades locais para participar, gerando identificação imediata das crianças;
2- Apresentamos sempre em um Centro Cultural, Biblioteca ou Ponto Turístico da cidade;
3- Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) em todas as leituras;
4- Levamos alunos de escolas públicas, orfanatos, creches e ONGs em todos os encontros. Quando não levamos as crianças, nos apresentamos dentro das escolas públicas;
5- Doamos um livro infantil pra cada criança levar para casa e multiplicar a leitura;
6- Encontros literários em diversas cidades brasileiras;
7- Capacitação de professores nas escolas.

O QUE FAZEMOS?
Montamos o espaço com 100 almofadas em formato de livros infantil em um ponto turístico, ou centro cultural, ou escola.
Enviamos ônibus para buscar alunos de escolas publicas municipais para participar. Por encontro, 100 alunos.
Antes das leituras apresentamos um vídeo com informações sobre reciclagem do lixo.
Ensinamos alguns símbolos em LIBRAS para as crianças. São cores, frutas, cumprimentos de “bom dia”, “oi”, “boa tarde” e “boa noite”.
No encontro literário são lidos 2 livros infantis, um por uma personalidade da mídia e outro por um ator de teatro.
O intérprete de LIBRAS faz a interpretação das leituras para crianças surdas.
Toda criança leva para casa um livro infantil, não necessariamente o que foi lido, porém livros de qualidade comprados de editoras renomadas.
Oferecemos capacitação para professores multiplicarem a ação da leitura junto aos alunos.

.

tania: