X

Pré-venda do livro de Caetano Veloso e seu exílio

Livro* reconstitui a história e analisa os álbuns gravados por Caetano Veloso

no período entre a prisão e o exílio (1969) e seu retorno ao Brasil (1972)

*Pré-venda aberta em 04 de novembro no site da editora e nas livrarias da Travessa e Martins Fontes

Em dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, de Márcia Fráguas, reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices.

A análise das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão e o exílio (1969) e o retorno ao Brasil (1972) – os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972), esses dois últimos em Londres – busca evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio.

Editado pela Garota FM Books e com pré-venda aberta a partir de 04 de novembro, o livro tem lançamento no Rio de Janeiro previsto para 13 de dezembro – mesmo dia, há 56 anos, do AI-5 – e em São Paulo para o dia 19. Dias antes, a autora fará um pré-lançamento em Salvador, Bahia. It’s a Long Way –

O Exílio em Caetano Veloso é uma adaptação da dissertação apresentada em 2021 pela historiadora Márcia Fráguas ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Literatura Brasileira.

Sobre a autora

Márcia Fráguas é formada em História pela Universidade de São Paulo (2016) e possui mestrado em Literatura Brasileira (2021), pela mesma instituição. Seu trabalho é focado em crítica e ensaio. Desde 2022, junto a Leonardo Davino de Oliveira e Enzo Banzo, organiza o evento “Lamber a Língua”, colóquio sobre poesia e canção na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que resultou na publicação do livro Lamber a Língua – Caetano 80, em 2023. Atualmente faz doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

tania: