O Fórum de Segurança Pública reuniu autoridades e especialistas em Vitória nesta sexta-feira (11) para debater ações de combate à violência e promoção da ordem pública
Nesta sexta-feira, 11 de junho, foi realizado em Vitória o Fórum de Segurança Pública promovido pela Fundação Francisco Dorneles. A Polícia Legislativa da Câmara Municipal de Itapemirim marcou presença no evento, que reuniu autoridades, especialistas, gestores públicos e representantes de instituições de segurança para debater os principais desafios e estratégias voltadas à prevenção da violência e à promoção da ordem pública.
A presença da Polícia Legislativa no encontro reforça o compromisso da Câmara de Itapemirim com o fortalecimento institucional e a qualificação contínua de seus policiais. Durante o fórum, foram discutidos temas como segurança pública e seus desafios para a construção de uma sociedade mais segura.
Para os representantes da corporação legislativa, o evento foi uma oportunidade de atualização técnica, troca de experiências e construção de parcerias com outras instituições do Estado. O encontro foi idealizado pelo Deputado Federal Josias da Vitória, partido Progressista e líder da Bancada Capixaba e Brasília.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Itapemirim, Tiago Leal, acompanhado por membros da Polícia Legislativa, realizou entrevistas com alguns dos participantes, evidenciando o reconhecimento institucional da importância do fórum e o compromisso da Casa Legislativa com o fortalecimento das políticas públicas de segurança. A iniciativa destacou a valorização da categoria policial legislativa e a busca por maior integração entre os poderes, contando ainda com a participação de diversas forças de segurança, além de representantes do Legislativo estadual e municipal.
A Fundação Francisco Dorneles, organizadora do fórum, destacou a importância do evento, que contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite e o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Dr. Damaceno, entre outras lideranças da área.
Também representada durante o fórum, a APOLM-BR (Associação dos Policiais Legislativos Municipais do Brasil) esteve presente por meio dos policiais legislativos de Itapemirim, reforçando o compromisso da associação com o fortalecimento da segurança institucional no país. A APOLM-BR tem se consolidado como voz ativa na defesa da categoria e no estímulo à criação e regulamentação de novas corporações legislativas municipais, sendo parte fundamental do crescimento técnico e organizacional da segurança no âmbito dos parlamentos locais.
O cenário brasileiro já conta com diversas Polícias Legislativas Municipais em funcionamento, como nos municípios de Palmas (TO), Feira Grande (AL), Tucano (BA), Feira de Santana (BA), Santo Antônio do Descoberto (GO), Valparaíso (GO), Itapissuma (PE), Rio das Flores (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Mesquita (RJ), Rio Branco (AC), Parauapebas (PA), Tucuruí (PA), Porto Velho (RO) e Tibau (RN). Recentemente, novas corporações foram instituídas nas cidades de Colatina (ES), por meio da Resolução 301/2025, e Araguaína (TO), pela Lei Complementar 207/2025, demonstrando a expansão e a relevância do modelo.
O Espírito Santo, inclusive, se prepara para sediar em setembro um novo evento nacional voltado às Polícias Institucionais, com previsão de ampla participação das forças de segurança legislativa e institucional capixabas, fortalecendo o papel do estado como referência no debate sobre segurança pública institucional no parlamento.
Com sua participação, a Polícia Legislativa de Itapemirim reafirma seu papel estratégico dentro da estrutura do Poder Legislativo Municipal, atuando de forma preventiva, técnica e integrada para garantir a segurança e o bom funcionamento das atividades parlamentares.
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/policia_legislativa_cmi/