Conhecida por sua intensidade vocal, a cantora norte-americana Pia Toscano conta que está vivendo uma das fases mais gratificantes de sua vida. Nas últimas semanas, ela se preparou para a sua estreia no Brasil, que aconteceu neste fim de semana, nos dias 21 e 22 de novembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
A cantora norte-americana, revelada na 10ª temporada do American Idol, integra a turnê que celebra os 30 anos de carreira de Andrea Bocelli, ao lado de Sandy, Rusanda Panfili, Mariam Battistelli, Carlo Bernini e mais de 200 músicos brasileiros. Um momento simbólico para representar uma fase em que sua carreira desponta como uma das mais emocionantes da música atual.
Poderosa, técnica e profundamente emocional, Pia Toscano vem sendo comparada a nomes como Whitney Houston, Mariah Carey e Celine Dion desde que surgiu para o grande público. Andrea Bocelli, aliás, não economiza elogios. “Pia Toscano é uma verdadeira American Idol. Uma artista excepcional, um tesouro de talento, sensibilidade e energia”, afirma o tenor. Não à toa, ela tem sido presença constante em suas turnês internacionais.
Antes de desembarcar em São Paulo, Pia brilhou ao lado de Bocelli na Argentina, apresentação que ganhou grande repercussão e confirmou a força dessa parceria.
“Dividir o palco com Andrea Bocelli é sempre uma honra profunda, mas a Argentina foi verdadeiramente mágica”, conta. “Ele tem esse dom de fazer a música parecer íntima, mesmo diante de dezenas de milhares de pessoas.”
Desde criança, Pia Toscano impressiona plateias. Conquistou fama nacional nos EUA com sua passagem marcante pelo American Idol, turnê com Jennifer Lopez, gravações com Usher e interpretações poderosas que se espalharam pelo mundo.
Mas é justamente agora, dividindo o palco com Bocelli, que ela acredita estar vivendo sua fase mais madura. “Eu cresci muito… não apenas como vocalista, mas como mulher”, afirma. “Aprendi que o poder não está apenas nas notas altas… está na verdade.”
A música que mais simboliza essa fase, segundo a cantora, é “The Prayer”, que marcou sua infância e hoje, interpretada ao lado do tenor, ganha novo sentido. “Eu assistia ao Andrea e à Céline Dion cantando e fazia minha própria oração, pedindo que um dia eu pudesse cantar essa música com ele. Viver esse sonho agora é surreal. A letra me conecta com Deus de um jeito quase indescritível”, compartilha.
Conexão com o público e a estreia no Brasil
A turnê pela América Latina tem sido um marco pessoal para Pia, principalmente por causa da paixão do público pelas músicas. “Os públicos latino e sul-americano têm uma paixão enorme. Eles não apenas ouvem música, eles sentem com o coração inteiro”, diz. E é justamente essa intensidade brasileira que ela mais espera testemunhar no palco: “Meu Deus, eu estou tão animada. Já ouvi que o público brasileiro é o mais incrível… tão amoroso e tão apaixonado.”
Pia também revelou que reencontrar fãs que a acompanham desde o American Idol tem sido também muito especial. “Essa experiência me moldou como artista, especialmente no tipo de música que gosto de fazer. No programa eu cantava muitas baladas poderosas, com aquelas notas altas… acho que é isso que as pessoas esperam ouvir de mim. E talvez eu entregue um pouquinho disso.”
Recentemente a artista também conheceu o padre Fábio de Melo em Orlando. Em clima descontraído, ambos combinaram de gravar uma música, que pode ser lançada na Páscoa de 2025. Pia também celebrou a chance de conhecer Sandy, que participa dos shows no Brasil. “Eu já tinha escutado a música dela e fiquei muito feliz que vamos nos conhecer!”, afirma.
Uma artista em expansão mundial
Com participações em programas especiais, turnês internacionais, álbuns autorais e seu primeiro grande show solo em arena ano passado, no Chile, Pia Toscano está abrindo um novo capítulo em sua trajetória. E ele compartilha o desejo de passar pelo Brasil novamente, quem sabe em concerto solo.
“Eu adoraria voltar com meu próprio show, se a oportunidade surgir… trazer um concerto solo para os fãs brasileiros seria um sonho”, afirma. “Se vocês quiserem me receber, eu ficarei mais do que feliz em voltar ao Brasil, especialmente depois do lançamento do meu próximo álbum!”
Do American Idol ao palco de Andrea Bocelli, Pia Toscano vive um momento raro de uma artista que não está apenas cantando melhor, mas também está sentindo mais, entregando mais e, sobretudo, emocionando mais.
E, neste fim de semana, o Brasil finalmente terá a chance de testemunhar isso ao vivo.