Diretamente de São José dos Campos, a Personas é um nome que já vem chamando a atenção no meio independente do Vale do Paraíba. Na ativa há quase 10 anos, o grupo chega agora para iniciar mais uma fase em sua carreira: a de Qualia, seu mais novo disco, fruto de um trabalho que leva quase três anos e muita história para contar.
O álbum chega pelo selo downstage com 13 faixas, contando com os singles lançados antecipadamente: “Mirra”, “Cair Para Trás”, “Pressa” e “Curitiba”. Um dos grandes atrativos desse trabalho é, justamente, a quantidade de participações especiais de peso que o trabalho leva: “Mirra”, com os mineiros da El Toro Fuerte, “Água com Gás, Remédios e Cigarros” com Popoto do Raça, “Tão Amargo” com a banda Dois Barcos e “Tanto Tempo” com a falso sol.
“Qualia a meu ver é o primeiro trabalho que a Personas se entrega genuinamente como uma banda emotiva”, conta Danilo, responsável pelos synths da banda. “Não por falar abertamente sobre sentimentos como nos últimos lançamentos, mas sinto que pela primeira vez com mais vontade de se explorar outras emoções. O amor gera muitas músicas e a decepção com eles também, porém acredito que agora a Personas alcançou uma profundidade maior ao se expor mais e falar sobre outros assuntos que se mostram mais maduros.”
FAÇA O PRE-SAVE DE QUALIA CLICANDO AQUI
João, que assume as guitarras e os vocais na Personas, também concorda que o Qualia é definitivamente um marco na vida da banda. “São músicas que, ao escrevê-las, acredito que aprendemos a compreender um pouco mais o nosso amadurecimento e o tudo que passamos pra chegar até onde estamos. As 13 canções que compõem o álbum são 13 recortes das nossas próprias vidas, por isso foi tão importante que o processo de composição fosse livre para que cada membro pudesse escrever sobre suas vivências, e consequentemente conseguimos um álbum onde todos os membros cantam suas próprias canções.”
Ele continua: “O conceito titular de Qualia foi escolhido para estampar o álbum exatamente por, apesar de ser composições feitas a partir das nossas experiências, queremos que de alguma forma ressoe com cada pessoa que ouça e faça sentido dentro das experiências individuais de cada um.”
A capa de Qualia é desenhada por MOOLUSCOS, enquanto toda a produção, mixagem e materização ficou por conta de Luke Mello, do Urgent Studios. O disco chega em todas as plataformas digitais no dia 9 de setembro de 2025 pelo selo downstage.
Tracklist:
- Se Eu Quiser
- Mirra (com El Toro Fuerte)
- Cair Para Trás
- Azar de Quem Cruza
- Água Com Gás, Remédios e Cigarros (com Popoto)
- Vigília
- Polar
- A Cura
- Pressa
- Tanto Tempo (com falso sol)
- Ventania
- Curitiba
- Tão Amargo (com Dois Barcos)
Agenda da Personas
5/9 – audição do Qualia em São Paulo, na Fenda 315, ingressos via Sympla
12/09 – show de lançamento do álbum no La Iglesia em São Paulo, ingressos via Fastix
13/09 – show em Mogi das Cruzes no Overdrive, ingressos antecipados pelo pix: mogioverdrive@gmail.com
Sobre o selo downstage
Criado em 2021, Downstage é um portal brasileiro dedicado à música nacional e internacional. O site oferece entrevistas, resenhas, listas, galerias de fotos e informações sobre eventos musicais. Além disso, mantém uma agenda atualizada de shows e festivais no Brasil, abrangendo diversos gêneros musicais. Agora, o universo do portal se expande com o selo de mesmo nome, tendo uma proposta acessível para artistas, a fim de dar mais suporte e oferecer as ferramentas necessárias para profissionalizar novas bandas e projetos.
Sobre AlgoHits
A Algohits é a primeira MusicTech do Brasil. A empresa utiliza tecnologias como aprendizado de máquina, inteligência artificial, blockchain e NFTs para otimizar o desempenho e a relevância de artistas e empreendimentos no mercado musical. A missão da Algohits é organizar o ecossistema musical e otimizar o uso de seus ativos para beneficiar artistas, público e mercado. Eles oferecem ferramentas que viabilizam a adoção das melhores práticas de mídia digital, utilizando algoritmos próprios para conectar artistas ao seu público.