O Conde de Monte Cristo’ integra programação do 15º Festival Varilux de Cinema Francês – foto: Festival Varilux |
O diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille, de ‘O Conde de Monte Cristo’, vêm ao Brasil para o Festival Varilux
PROTAGONIZADO POR PIERRE NINEY, FILME É INSPIRADO NA OBRA DE ALEXANDRE DUMAS. A PRODUÇÃO FOI EXIBIDA NO FESTIVAL DE CANNES 2024 E É SUCESSO DE BILHETERIA NA FRANÇA
Assista ao trailer: AQUI
Fotos do filme: AQUI
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2024 – Inspirada na obra de Alexandre Dumas, a produção ‘O Conde de Monte Cristo’ chega ao Brasil pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre entre 7 e 20 de novembro. Para apresentar o filme, o diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille estarão no país e participam da abertura do evento dias 5 e 6, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. Aclamado pelo público e pela crítica, com mais de nove milhões de espectadores na França e 100% de aprovação no portal agregador de críticas Rotten Tomatoes, o longa é distribuído pela Paris Filmes e entra em cartaz nos cinemas em 5 de dezembro.
Na trama, o jovem Edmond Dantès é vítima de uma conspiração e preso no dia de seu casamento, acusado de um crime que não cometeu. Após 14 anos de detenção no castelo de If, ele consegue escapar. Tornando-se imensamente rico, retorna sob a identidade do conde de Monte-Cristo para se vingar dos três homens que o traíram. Protagonista do filme, Pierre Niney é conhecido pelo público do festival por suas atuações em “Yves Saint Laurent” – pelo qual foi premiado com o César de Melhor Ator em 2015 -, “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”;
O diretor e roteirista Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille repetem em ‘O Conde de Monte de Monte Cristo’ uma parceria em longa-metragens inspirados em obras de Alexandre Dumas pela terceira vez. Ambos estiveram envolvidos recentemente nas mesmas funções nos filmes em sequência ‘Os Três Mosqueteiros – D’Artagnan’ (2023) e ‘Os Três Mosqueteiros – Milady’ (2023), que integrou a programação a do Festival do ano passado.
A produção tem direção e roteiro assinados por Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière e é estrelado por Pierre Niney como Edmond Dantès; Anaïs Demoustier como Mercédès Herrera; Anamaria Vartolomei como Haydée; Pierfrancesco Favino como Abbé Faria e Patrick Mille como Danglars. ‘O Conde de Monte Cristo’ foi exibido no Festival de Cannes de 2024 e figurou na lista de filmes pré-selecionados para representar a França no Oscar 2025.
SOBRE OS CONVIDADOS
Matthieu Delaporte – Diretor e roteirista
Depois de estudar História e Ciências Políticas, Matthieu Delaporte escreve e dirige Musique de Chambre, um curta de ficção premiado em diversos festivais. Ingressa então no canal francês Canal+, onde, entre 1996 e 2001, é responsável pela escrita de ficção para o programa Le Vrai Journal. Como roteirista, desenvolve diversas séries e longas-metragens, como Les Parrains de Frédéric Forestier (2005), L’Immortel de Richard Berry (2010), Relacionamento à francesa (Papa ou Maman – 2015) e Os Três Mosqueteiros (2023), de Martin Bourboulon. Em 2006, desenvolve o seu primeiro longa como diretor, La Jungle, seguido de O Nome da Discórdia (2012), codirigido com Alexandre de la Patellière, Un Illustre Inconnu (2014), Le Meilleur reste à venir (2018).
Patrick Mille – Ator
Nascido em Lisboa em 1970, Patrick Mille faz sua estreia nas telas sob a direção de Gérard Lauzier na comédia Mon père, ce héros, em 1991. Esse longa lança sua carreira, levando-o principalmente à televisão. Nos anos 2000, Patrick Mille retorna ao cinema, em comédias como La Doublure de Francis Veber e Jungle, de Matthieu Delaporte. Seu primeiro filme como diretor, Mauvaise Fille, em 2012, recebe o prêmio de Revelação de Diretor do Prêmio Henri Langlois. Quatro anos depois, em 2016, ele volta a dirigir com a comédia descontraída Going to Brazil. Ator versátil, Patrick Mille também participa de diversas adaptações de obras de Alexandre Dumas, incluindo Os Três Mosqueteiros- Milayd, de Martin Bourboulon, apresentado no Festival Varilux 2023.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Sobre a Bonfilm
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e com uma edição em São Paulo.