- A canção marca mais um passo na trajetória de um artista que transita com fluidez entre o rock, o pop e o blues, agora explorando uma sonoridade de inspiração country americana
- A faixa é um lançamento da Alma Music
Ouça o single em todas as plataformas digitais
São Paulo, 18 de abril de 2024 – O cantor e compositor paulistano Alphy lançou seu novo single “Going to San Francisco”, disponível em todos os aplicativos de música pelo selo Alma Music. A canção marca mais um passo na trajetória de um artista que transita com fluidez entre o rock, o pop e o blues, agora explorando uma sonoridade de inspiração country americana.
“Essa música tem um ritmo country, mas a letra é bem diferente, pra cima. Eu acho que ela é muito original!”, afirma Alphy.
Com uma letra que nasceu de forma espontânea, quase automática, “Going to San Francisco” narra uma viagem simbólica e afetiva em busca do amor – primeiro para São Francisco, depois para Nova York, até o retorno a São Paulo. “O single fala sobre uma pessoa, no caso sou eu, indo pra São Francisco sozinho, esperando encontrar um amor lá… depois sigo viajando,, sempre nessa busca pelo amor da vida”, conta o artista.
A inspiração para o título e o cenário da música veio de forma inusitada, mas com raízes profundas. Fã declarado da banda Grateful Dead, Alphy conta que o nome da cidade surgiu em sua mente enquanto dedilhava os primeiros acordes no violão. “Na época que compus essa música, eu estava ouvindo muito Grateful Dead, que são de São Francisco. Tenho certeza que foi isso que me inspirou”, explica. Um trecho da faixa inclusive faz referência à clássica “Brokedown Palace”, da lendária banda americana: “rest my bones by the fire”, diz a letra, em um aceno direto à canção que também fala em “rest my bones”.
O processo de criação, segundo Alphy, foi dos mais naturais. “Peguei o violão, toquei dois acordes, gostei, e fui colocando a letra. Ela começou a se encaixar muito bem e foi saindo do meu subconsciente”, relembra. O resultado é uma faixa que mantém a essência lírica e emocional do artista, mas que traz uma atmosfera nova, mais folk-country, com influências marcantes, mas ainda com a assinatura inconfundível de sua identidade musical.
Nascido em 4 de julho de 1985, Alphy começou sua relação com a música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Desde então, o instrumento virou uma extensão de si mesmo, e a resposta calorosa do público a suas primeiras apresentações foi o sinal de que havia encontrado seu caminho. “Quando comecei a cantar e as pessoas aplaudiram, percebi que estavam gostando do que eu fazia”, lembra.
Com influências que vão de Jim Morrison e Elvis Presley a Bob Dylan e o blues norte-americano, Alphy desenvolveu uma sonoridade própria, que se reflete com autenticidade em cada lançamento. “Going to San Francisco” é, segundo ele, uma de suas músicas favoritas, e a expectativa para o lançamento não poderia ser mais positiva: “Estou com bastante expectativa. Acho que essa música pode atingir pessoas com gostos variados, justamente por ter esse estilo meio country, mas com uma pegada diferente”.
Com novos lançamentos previstos ao longo do ano e planos ambiciosos para o futuro – incluindo o desejo de uma turnê internacional e de tocar em grandes festivais -, Alphy se prepara para consolidar ainda mais seu espaço no cenário musical em 2025.
“Going to San Francisco” é mais do que um single: é o começo de uma jornada que promete atravessar fronteiras – emocionais e geográficas – com sensibilidade, talento e paixão.
CONFIRA A LETRA DE “GOING TO SAN FRANCISCO”
I am going to San Francisco
I am leaving this town alone
and I wonder
if you’ll come with me
I will take you
for a ride
I am going to San Francisco
I am leaving this town alone
and I wonder
if you’ll come with me
I will take you
for a ride
I am going to New York City
wanna find my baby there
and I wonder If you will meet me
I will take you for a ride
And I’m not going home
I don’t need no time alone
wanna feel the heat of your fire, yeah
you’re my heart’s desire
I am going back to São Paulo
that’s the city where I always lived
and I wonder if you’ll come with me
I will take you for a ride
Now I’m on my way home
and I need some time alone
gotta rest my bones by the fire yeah
you’re my heart’s desire
rest my bones by the fire
you’re my heart’s desire
rest my bones by the fire
you’re my heart’s desire
rest my bones by the fire
you’re my heart’s desire.
Links Alphy: