Músico Italiano Emmanuelle Baldini e o violinista mineiro Guilherme Pimenta lançam álbum com clássicos da musica instrumental brasileira em duo de violinos:
Disco Baião Ma Non Troppo traz versões de grandes clássicos de Sivuca, Luiz Gonzaga, Garoto, Tom Jobim e Noel Rosa entre outros
O duo dos renomados violinistas Emmanuelle Baldini e Guilherme Pimenta aposta na derrubada do muro que marca a fronteira entre os gêneros musicais. O violino, desde a sua origem, sempre esteve a serviço da dança e das manifestações populares. A despeito dessa raiz na música popular, o instrumento também se consolidou como um dos principais símbolos da música erudita.
O trabalho de Baldini e Pimenta afirma a capacidade das cordas friccionadas de reaproximar os universos musicais ao usar violinos e viola para celebrar e enaltecer a diversidade da música popular brasileira.
O duo é formado por dois expoentes da música instrumental, cada qual em sua especialidade: o italiano Emmanuele Baldini é spalla da OSESP enquanto o mineiro Guilherme Pimenta é um dos principais nomes do violino popular brasileiro da atualidade além de trazer também a viola para esta parceria.
Essa união de forças e capacidades resulta em uma sonoridade camerística diferenciada tanto pela escolha do repertório quanto pelos arranjos, assinados por Guilherme. Ao interpretar a música de figuras ilustres como Sivuca, Luiz Gonzaga, Garoto, Tom Jobim e Noel Rosa, o duo chega a soar como se mais instrumentos estivessem presentes. Os arranjos valorizam a riqueza da música popular brasileira ao mesmo tempo que exploram a versatilidade da viola e do
violino.
Contribuindo também com a exaltação de peças compotas por violinistas populares, foram arranjadas para essa instrumentação, músicas de Nicolas Krassik, Wanessa Dourado e do próprio Guilherme. Fazendo um verdadeiropasseio musical pelo Brasil, os instrumentistas levam o público consigo para apreciar a milonga da região sul, percorrendo o choro e o samba do sudeste e chegando até a abundância cultural nordestina com o xote, o frevo e o baião.
Assim, se origina o duo Baldini & Pimenta, através da conexão entre um artista italiano e outro brasileiro que, apaixonados pelo violino, fazem de seu instrumento um meio de festejar a grandiosidade da nossa música popular.
WWW.KUARUP.COM.BR ::atendimento@kuarup.com.br