X
    Categorias: Cultura

Lista 100% feminina: livraria infantil terá obras só de mulheres

Iniciativa acontece na semana de 6 a 14 de março, para valorizar o papel das autoras e ilustradoras na literatura para crianças

Os autores homens sairão de seus postos nas prateleiras da Casa Cosmos, livraria paulistana com ênfase em literatura infantil, para dar lugar a obras escritas ou ilustradas exclusivamente por mulheres. A ação, que ocorre entre os dias 6 e 14 de março, vai ao encontro do tema da ONU Mulher para o Dia Internacional da Mulher: “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento.”

Haverá também, durante toda a semana, uma programação de atividades para crianças e seus cuidadores no espaço físico da livraria, no bairro da Vila Madalena. No dia oficial, 8 de março, a Casa contará com uma programação especial durante todo o dia para homenagear as mulheres. E, no dia 13, das 19h30 às 22h, acontecerá a reunião de mulheres do mercado editorial numa grande roda de conversa com autoras, ilustradoras, tradutoras, donas de editoras, produtoras gráficas e livreiras, com Isabel Malzoni, Aline Bei, ⁠Janaina Tokitaka e Cecilia Arbolave.

Segundo Jessica Nolte, sócia fundadora da Casa Cosmos, a escolha pela exclusividade de autoras e ilustradoras durante a semana da mulher não nega a literatura infantil feita por homens, que voltarão a dividir as prateleiras depois do dia 14.
“Trata-se de, antes, levar a mais pessoas e dar maior visibilidade ao que muitas vezes ainda não se conhece, mas principalmente, homenagear a potência das mulheres”.

Nesse sentido, a lista 100% feminina contemplará escritoras e ilustradoras brasileiras, tais como Aline Abreu, Suzy Lee, Lúcia Hiratsuka, Janaina Tokitaka, Natália Gregorini, Carol Fernandes, Kiusam de Oliveira, Ciça Fittipaldi, Anabella López, Elisa Carareto e Nina Rizzi. “Sem dúvida, temos que seguir trabalhando todos os dias para garantir a visibilidade do trabalho dessas mulheres incríveis.”, alerta Jessica.

Mariana Torres, também sócia da Casa Cosmos, acrescenta que a literatura infantil também é uma ferramenta de reflexão e transformação social. “Explorar a existência de múltiplas infâncias e construir um ambiente receptivo a diferentes realidades, sociais, culturais, raciais e de gênero é um compromisso que levamos a sério”.

Todas as atividades, cursos e workshops, têm consultoria da pedagoga Thais Lefcadito.

8 de março

Conforme a ONU Mulher, o tema do Dia Internacional da Mulher deste ano, “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”, representa o chamado para ações que possam ampliar a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todas. Para a entidade mundial, o empoderamento da próxima geração é central para essa ideia — a juventude, especialmente as jovens mulheres e meninas, será protagonista de mudanças duradouras.

Casa Cosmos

Aberta há pouco mais de seis meses, a Casa Cosmos tem curadoria com foco em pequenas editoras e em títulos que contemplem os principais problemas enfrentados na infância do mundo contemporâneo: perdas, bullying, diversidade de gênero, racismo, morte.

Em um mercado em que a representatividade feminina é baixa, com predomínio masculino em cargos de decisão e editorais, a Casa Cosmos conta 80% de mulheres na composição de seus recursos humanos. O espaço também é de acolhimento e de vivências para cuidadores e bebês, com oficinas educativas para crianças, debates, rodas de conversa, palestras, cursos e eventos relacionados à infância e à parentalidade.

A Casa abriga ainda um café, com menu que contempla pratos elaborados a partir de ingredientes fornecidos por pequenos produtores. Entre 6 e 14 de março, opções especiais estarão incluídas ao cardápio.

Serviço
Semana da Mulher na Casa Cosmos
Data: 06 a 14 de março de 2025
Local: Rua Natingui, 544, Vila Madalena, São Paulo – SP
Horários: De 3ª a 6ª – das 10h às 19h
Sábado – das 9h às 19h
Domingo – das 9h às 16h

Claudio Moreira: