No próximo dia 6 de dezembro, durante a Festa de Lançamento dos Sambas-Enredos 2026, o Complexo Fábrica do Samba receberá a 2ª edição da Feira do Samba Literário — uma ação que celebra o encontro entre literatura, história, movimentos culturais e as tradições das escolas de samba.
A programação faz parte das comemorações pelo 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba.
Entre as obras que poderão ser adquiridas estarão lançamentos como “Sambas, Quintais e Arranha-céus, que traz a trajetória do Geraldo Filme e do Samba Paulista, de Amailton Magno Azevedo; e “Das presenças das compositoras no samba carioca à trajetória de Teresa Cristina”, de Núbia Regina Moreira
.
Além de clássicos como “O Cardeal do Samba – Memórias de Seu Carlão do Peruche”, de Bruno Baronetti; “Movimento Samba – 10 Anos de Samba Sampa”, Maitê Freitas; e “Orixás no Terreiro Sagrado do Samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai”, de Claudia Alexandre, entre outros títulos e obras infantojuvenis como “A menina que queria rodar a Baiana”, de Tiago Freitas e “Yabá Kekerê Maria, a menina da escola com samba”, de César Rodrigues, entre outros.
A FeiraMIP de Música Independente de Paraty promete agitar o fim de semana na Costa Verde, RJ
Projeto fortalece religiões de matrizes africanas e impacta mais de 1.700 pessoas na Mangueira
Ana Cacimba, musicista quilombola e periférica, celebra 10 anos de carreira com Luminosa – Ato 1: Lua
.
.A curadoria é da jornalista e escritora Claudinha Alexandre
Samba Literário
A Feira do Samba Literário nasceu em 2023, como um território de circulação de ideias e afetos e reuniu no dia 2 de dezembro daquele ano, pesquisadores, escritores, coletivos, editoras e obras que tratam do universo do samba, das escolas de samba e das manifestações populares e tradições afro-brasileiras. A iniciativa reafirma a importância de registrar, divulgar e valorizar o vasto patrimônio cultural produzido por sambistas, comunidades e estudiosos de todo o país.
A curadoria é assinada pela jornalista, comunicadora e pesquisadora Claudia Alexandre, com promoção da Central de Comunicação e Eventos. Comunicadora e ativista do samba de São Paulo, Claudinha Alexandre é referência nos estudos sobre religiosidades afro-brasileiras, samba e cultura popular. Autora do premiado Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô, vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 e inspiração para o enredo da Escola de Samba Pérola Negra, campeã do Grupo 2 no Carnaval 2025.
Claudia também assina títulos fundamentais como Orixás no Terreiro Sagrado do Samba (Editora Aruanda), Vai-Vai, o Orgulho da Saracura (Editora AB Cultural) e Na Fé de Vivaldo de Logunedé (Secult/Santos), obra que inspirou o enredo da Escola de Samba Vila Nova, de Santos, em 2009.
“A Feira do Samba Literário é um espaço importante que a Liga das Escolas de Samba abre para que possamos reafirmar o samba e as escolas de samba como fonte de conhecimento.
Nessa segunda edição, o espaço se expande e reforça o compromisso de fortalecer a produção literária e a circulação de conhecimento sobre a grande festa do carnaval promovido pelas escolas de samba”, disse a curadora.
Serviço
Samba Literário – 2ª edição
Data: 6 de dezembro de 2025
Horário: 15h às 3h
Local: Complexo Fábrica do Samba – São Paulo/SP
Atividade integrante da Festa de Lançamento dos Sambas-Enredos 2026 do Carnaval de São Paulo