X
    Categorias: Moda

Ilê Aiyê fará abertura do Afro Fashion Day 2025 no Pelourinho neste sábado (1º)

Foto: Divulgação

Neste sábado (1º), o Ilê Aiyê comemora 51 anos de história e será o responsável por abrir um dos maiores encontros de moda negra do país, o Afro Fashion Day, que acontece no Largo Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. O desfile contará com a participação de 45 marcas e, na abertura, o público irá assistir a uma performance dos percussionistas do bloco e de cinco deusas representando na passarela as cinco décadas de existência do Mais Belo dos Belos.

Com o tema “Beleza”, a 11ª edição do evento, criado em 2015 pelo jornal Correio, celebra as novas tendências da moda afro-brasileira autoral e marca o início do Salvador Capital Afro, iniciativa da Prefeitura que movimenta todo o Mês da Consciência Negra com diversas ações culturais e artísticas gratuitas espalhadas pela cidade.

O Afro Fashion Day reafirma seu compromisso em tornar o universo da moda mais acessível e diverso, ampliando o reconhecimento de talentos negros em todas as áreas criativas do setor. Nesta edição, o evento propõe uma reflexão sobre as múltiplas expressões da estética afro-brasileira, valorizando a pluralidade dos corpos e a liberdade de autoexpressão.

A presença do Ilê Aiyê na abertura reforça a potência simbólica do desfile, unindo moda, ancestralidade e cultura negra em um mesmo palco. Ser o destaque inicial do Afro Fashion Day no mesmo dia em que o bloco completa 51 anos torna o momento ainda mais especial, marcando uma trajetória que inspira gerações e segue influenciando a cultura afro-brasileira. Durante a programação, o público também poderá visitar dois estandes oficiais do Ilê Aiyê, com produtos exclusivos que traduzem a identidade e o legado do bloco.

davi: