Ferramenta permite que pessoas ou com baixa visão compreendam e aproveitem os registros audiovisuais
Guilherme Dantas, cantor cearense e artista com deficiência visual, dá um passo significativo em direção à inclusão com o lançamento dos videoclipes do EP1 do projeto audiovisual “Prazer, Guilherme Dantas” com audiodescrição. As faixas estão agora disponíveis no YouTube com essa novidade, incluindo a colaboração com Xand Avião em “Mantenha à Distância”.
A audiodescrição é um recurso que traduz as imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender e aproveitar plenamente os conteúdos audiovisuais. Esse é um marco importante para a produção artística acessível no Brasil.
“Tive acesso a esse recurso em uma das lives da nossa grande Marília Mendonça, e desde então, sempre sonhei com um projeto assim! A experiência é incrível e muito significativa rumo à democratização da arte”, declarou Guilherme.
Além dos clipes, Guilherme também gravou vídeos reagindo às versões com audiodescrição, mostrando a sua perspectiva única sobre essa iniciativa. Confira: https://drive.google.com/file/d/13OGLy8K2oMAygfuBWEQW_MUldFmYYUVL/view?usp=sharing
A primeira parte do projeto “Prazer, Guilherme Dantas”, um registro audiovisual gravado em Fortaleza em fevereiro, foi lançada no dia 18 de abril. Com a participação de Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas, esse projeto marca uma nova etapa na carreira de Guilherme, sendo o seu primeiro DVD junto à Vybbe, o maior escritório de gerenciamento artístico do nordeste, que conta com artistas como Nattan, Felipe Amorim, Mari Fernandez e Zé Vaqueiro.
Sobre Guilherme Dantas:
Cantor, compositor e sanfonista, o cearense Guilherme Dantas diz que enxerga com os olhos do coração. Com deficiência visual desde que nasceu, ele iniciou, aos 4 anos, sua conexão com a música de forma instintiva, dominando o teclado por ouvido. Sua habilidade o levou a conquistar múltiplos prêmios em concursos e a desenvolver sua vocação como instrumentista, com destaque para sua maestria na sanfona.
Em 2007, Guilherme recebeu uma bolsa para estudar no Souza Lima, o maior conservatório de música da América Latina, localizado em São Paulo. Na capital paulista, aprimorou seus conhecimentos no piano e explorou diferentes vertentes artísticas. Não demorou para que convites para estudar no exterior surgissem, mas Dantas escolheu voltar para o Ceará para se dedicar a sua verdadeira paixão: o forró.
Desde então, suas composições ganharam reconhecimento, marcando presença nos repertórios de artistas consagrados como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Mano Walter e Xand Avião.
Recentemente, Guilherme Dantas assinou contrato com a Vybbe, renomada empresa de gerenciamento de carreiras, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória artística. Agora, ele prepara o lançamento de seu primeiro DVD, intitulado “Prazer, Guilherme Dantas”. O projeto conta com participações especiais de Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas.