Evento reuniu shows, rodeios, exposição agropecuária e movimentou a economia regional
A cidade de Porangatu recebeu, entre os dias 13 e 17 de agosto, a 52ª edição da Exponorte, uma das feiras agropecuárias mais tradicionais de Goiás. Realizada pelo Sindicato Rural de Porangatu, a exposição contou com o apoio de importantes instituições e lideranças, entre elas Goiás Turismo, os deputados Jeferson Rodrigues, Lêda Borges, Delegado Eduardo Prado e Professor Alcides, além do vereador Durão, vereadora Dayany Martins, Márcio Luis, Saulo Rolim, Prefeitura de Santa Tereza de Goiás, Prefeitura de Novo Planalto, José Paiva e Governo de Goiás.
A programação movimentou o município e toda a região Norte do Estado, com uma agenda que reuniu rodeios, exposição de gados, leilões, mostra de máquinas agrícolas e oportunidades de negócios para o setor produtivo. Além das atividades voltadas ao agronegócio, o entretenimento também foi destaque, com shows de grandes nomes da música nacional.
Passaram pelo palco da Exponorte César Menotti & Fabiano, Ralf, Paraná e Luiza Martins, entre outros artistas que garantiram noites de festa.
A Exponorte movimenta não só a economia de Porangatu, mas de todo o Norte goiano. Neste ano, mesmo diante do cenário nacional, o produtor rural mostrou sua força e robustez durante o evento, que pelo segundo ano consecutivo foi aberto ao público, inserindo toda a população no mundo do rodeio.
O evento também foi pioneiro ao ser a primeira exposição agropecuária do Brasil a oferecer, dentro do rodeio, um espaço exclusivo para crianças atípicas. Os camarotes infantis contaram com abafadores de som e colares de girassol, além de uma sala especial com atrações lúdicas para recomposição sonora em casos de desconforto. Mais de 400 abafadores foram doados pela Núcleo Service Samsung, em uma iniciativa que reforça que inclusão não se fala, se faz. A Ita Park de diversões também aderiu à causa e destinou horários exclusivos e gratuitos para as crianças atípicas, bastando apenas a identificação com os colares. Além disso, foram disponibilizados mil ingressos gratuitos direcionados à população carente do município, em ação realizada com o apoio da Polícia Militar.
Durante os cinco dias de evento, dois grandes leilões foram realizados, gerando um volume comercializado de mais de R$ 11 milhões. Outros investimentos em vendas de máquinas, implementos agrícolas e animais, como touros PO, equinos e muares, além de veículos e tratores, somaram aproximadamente R$ 100 milhões. O público circulante ultrapassou 60 mil pessoas, consolidando a Exponorte como um dos maiores eventos agropecuários do Centro-Oeste.
Para a presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino, a feira reafirma sua relevância e amplia sua função social:
“A Exponorte é mais do que um evento agropecuário, ela é uma oportunidade de integração entre o campo e a cidade, um espaço de negócios, cultura e inclusão. Nosso compromisso é fortalecer a região Norte de Goiás e mostrar a força do produtor rural, sem esquecer da importância de acolher e incluir toda a população.”
Mais do que uma vitrine para o agronegócio, a Exponorte consolidou-se como um evento que fortalece a cultura, gera empregos temporários e contribui diretamente para a economia local, reafirmando a importância de Porangatu no calendário de grandes eventos de Goiás.