X
    Categorias: Música

Em parceria com Rodrigo Lima, Marinas Found lança “Cidades Vizinhas”

Foto por Pedro Frio

Diretamente de Pelotas, a Marinas Found é uma banda de hardcore melódico na ativa desde 2014. Presente na cena de rock gaúcha, o quarteto agora prepara-se para dividir com o público o seu próximo álbum de estúdio, “Saudade”, já antecipado pelo single “Rito” e, agora, “Cidades Vazias”, com a participação mais do que especial de Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish.

“O Rodrigo foi sempre uma inspiração para nós”, revela Pedro Soler, vocalista e guitarrista do grupo. “Politicamente, ideologicamente, musicalmente… O Dead Fish e o Rodrigo foram uma base para a banda e para o nascimento do que a gente entende como hardcore desde muito cedo.”

Ele continua: “quando eu tinha uns 13 anos e comecei a ver que tinha uma banda brasileira que falava tão abertamente sobre política, tratando temas que eu achava tão relevantes como em Paz Verde, MST, sonho médio, proprietários do terceiro mundo, aquilo mexeu com a minha cabeça.”

De acordo com o músico, o show do Dead Fish em Pelotas, em 2011, foi uma virada de chave para a banda, que nem havia nascido na época. E o resto foi história.

Esse é um dos primeiros lançamentos da banda desde 2021. A faixa sucede A música fala sobre todas as pessoas, mas especificamente fala sobre as mulheres, que são invisibilizadas, menosprezadas e não tem o reconhecimento correto perante seus esforços, sejam para seus relacionamentos, com a família, no trabalho ou no dia a dia. O som traz uma pegada de hardcore rápido e enérgico, na vibe já consolidada da banda, porém com novas sonoridades, como sintetizadores na introdução, levadas quebradas e vocais gritados. O single é o terceiro produzido por Pedro Soler, vocalista e guitarrista da banda. 

Recentemente, na pandemia, participamos de uma coletânea da Arquivo Punk Rock do Sul, que contava com a nossa música planícies, um som que fala sobre o avanço da especulação imobiliária em Pelotas e Venceremos do Dead Fish. O Rodrigo numa live logo em seguida do lançamento falou que ouviu a coletânea que tinha adorado nosso som. Aquilo foi uma loucura pra nós, e dali eu chamei ele e viramos amigos. Após anos falando sobre compor algo juntos e criar, mas sempre estando separados por projetos diferentes e a distancia física, no ano passado eu mostrei pra ele esse som, que também fala sobre o urbano, sobre a vida na cidade, algo que eu achava que estava bem em voga com os discos recentes do dead fish, como no som Descendo as Escadas que eu adoro, e convidei ele pra participar. E assim nasceu a cidades vizinhas. 

Sonoramente, ela não se assemelha muito ao Dead Fish, mas acho que casou bastante o jeito de cantar melódico do Rodrigo e ficou muito massa

Sobre a Marinas Found

Marinas Found é uma banda gaúcha de punk rock formada em 2014 em Pelotas (RS). Movida por inquietação e sensibilidade, transforma angústias e memórias em músicas críticas, melódicas e ácidas. Com dois álbuns lançados, turnês pelo Sul do Brasil e conteúdo audiovisual autoral, o grupo prepara agora o novo disco Saudade, que revisita experiências do passado para construir possibilidades de futuro. Nos palcos, Marinas Found entrega shows viscerais, catárticos e coletivos, mais do que música: um convite a não baixar a cabeça e a resgatar o que amamos.

Sobre o selo downstage

Criado em 2021, Downstage é um portal brasileiro dedicado à música nacional e internacional. O site oferece entrevistas, resenhas, listas, galerias de fotos e informações sobre eventos musicais. Além disso, mantém uma agenda atualizada de shows e festivais no Brasil, abrangendo diversos gêneros musicais. Agora, o universo do portal se expande com o selo de mesmo nome, tendo uma proposta acessível para artistas, a fim de dar mais suporte e oferecer as ferramentas necessárias para profissionalizar novas bandas e projetos.

Sobre AlgoHits

A Algohits é a primeira MusicTech do Brasil. A empresa utiliza tecnologias como aprendizado de máquina, inteligência artificial, blockchain e NFTs para otimizar o desempenho e a relevância de artistas e empreendimentos no mercado musical. A missão da Algohits é organizar o ecossistema musical e otimizar o uso de seus ativos para beneficiar artistas, público e mercado. Eles oferecem ferramentas que viabilizam a adoção das melhores práticas de mídia digital, utilizando algoritmos próprios para conectar artistas ao seu público.

Redação SP: