Documentário resgata trajetória de Agostinho dos Santos, voz marcante da era de ouro da música brasileira, em exibição única no Cine Satyros Bijou
São Paulo, julho de 2025 – No dia 30 de julho, às 19h, o Cine Satyros Bijou, em São Paulo, recebe a exibição especial do filme “Agostinho”, documentário que mergulha na vida e na obra de Agostinho dos Santos, um dos cantores mais afinados e elegantes da música brasileira. Com 1h12 de duração, a produção dirigida e pesquisada por Ney Inácio é conduzida pela filha de Agostinho, Nancy dos Santos, e traz imagens raras – muitas delas inéditas – que revelam o legado artístico, humano e social do artista.
Nascido no bairro do Bixiga, em São Paulo, Agostinho dos Santos iniciou a carreira nos anos 1950 como crooner e estreou em disco em 1955, interpretando composições de Tom Jobim e Dolores Duran. Dono de uma voz aveludada e precisão técnica admirável, era meticuloso nos estúdios e se destacava pela sensibilidade musical.
O reconhecimento internacional chegou quando sua voz deu vida a “Manhã de Carnaval”, tema principal do filme “Orfeu Negro”, adaptação da peça de Vinicius de Moraes. A produção, uma coprodução Brasil-França, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e foi responsável por apresentar a Bossa Nova ao mundo. Agostinho, por sua interpretação marcante, foi a estrela do célebre concerto no Carnegie Hall, em Nova York, ao lado de Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes.
Nos anos 1950 e 60, Agostinho foi um dos artistas mais premiados do país. Além da carreira musical, foi peça-chave na descoberta de talentos – foi ele quem inscreveu Milton Nascimento no Festival da Canção de 1967, com a música “Travessia”, lançando o mineiro ao estrelato.
O documentário também lança luz sobre o ativismo de Agostinho contra o racismo estrutural. Após sua filha, ainda criança, ser expulsa da escola por ser negra, ele se uniu a outras lideranças negras e fundou o clube social “Aristocratas”, exclusivo para negros. O espaço se tornou referência de elegância, arte e resistência, recebendo nomes como Cassius Clay, Jackson Five e Josephine Baker.
Além de sua vida pública, o filme aborda seus romances, as polêmicas que o cercavam e sua trágica morte em 1972, num acidente aéreo na França, quando seguia para um festival internacional.
Com direção musical de Thiago Marques Luiz, o longa traz performances restauradas de grandes sucessos como “Meu Benzinho”, “Estrada do Sol”, “Manhã de Carnaval” e “Desafinado” (em dueto com Alaíde Costa aos 19 anos), permitindo ao público reviver o brilho vocal e o carisma de Agostinho.
Entre os entrevistados estão artistas e amigos do cantor, como Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Zuza Homem de Mello, Martinho da Vila, Ruy Castro, Angela Maria, Agnaldo Timóteo, Marcos Valle, Edith Veiga, Moacyr Franco, Leny Andrade, Toquinho, Roberto Luna e Claudette Soares.
“Agostinho” – Documentário
📍 Cine Satyros Bijou – Praça Roosevelt, 172 – São Paulo
📅 30 de julho de 2025
🕖 19h
🎟 Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia-entrada)
Assista o trailer aqui: