X
    Categorias: Geral

DJ KL JAY faz set especial nesta quinta, em programação gratuita na Matilha Cultural

Foto: Divulgação

No mês de outubro prossegue a programação cultural da instalação artística Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, que conecta arte, política de drogas, uso da terra e justiça climática, na Matilha Cultural, centro independente cultural no centro da cidade de São Paulo.

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 19 horas, o espaço receberá o Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Debate sobre Direito à Cidade, com participação de Dona Carmen Silva, liderança do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e figura central nas lutas por moradia em São Paulo, Joice Berth, escritora, arquiteta e urbanista, Dudu Ribeiro, historiador, diretor executivo e cofundador da Iniciativa Negra e Ediane Maria, deputada estadual, educadora e militante de base da periferia. A mediação será da socióloga e cofundadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira. Ao final da roda de conversa haverá discotecagem de DJ KL Jay, integrante dos Racionais MC’s e referência da cena hip hop nacional.

A programação gratuita e diversa faz parte do festival Ocupação IN dez anos, um roteiro de cursos, oficinas, cine-debates e encontros semanais que estimula o diálogo crítico entre especialistas, lideranças comunitárias e movimentos sociais. Até novembro, estão previstos shows de Pagode na Lata, Linn da Quebrada, Família Tamarineira, Ti.ram.ba.ço, DJ Jorge Snipes e Banda Aláfia.

Ao integrar a programação da mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, do projeto socioambiental Intersecção, a atividade reafirma a proposta de conectar diferentes linguagens e perspectivas para discutir essas interseccionalidades como estratégia para a resolução de problemas coletivos.

A instalação artística tem curadoria da VIST Projects com parceria da Matilha Cultural. A mostra utiliza uma narrativa visual para ilustrar as sobreposições entre a violência decorrente das atuais políticas de drogas e a crise climática, apresentando dez relatos de personagens de diferentes contextos e lugares ao longo das regiões produtoras, de trânsito e de consumo da cadeia de valor da coca e da cocaína na América Latina.

No espaço também há uma galeria de fotos do mexicano Yael Martinéz e de Rafael Vilela, ganhador do POY-Latam 2025, importante premiação de fotografia documental, com registros da vida na Cracolândia, e um glossário ilustrado de termos mais frequentes no debate sobre política de drogas e plantas proibidas.

davi: Davi Brandão é jornalista com atuação no campo da Comunicação há 25 anos, circulando pelos diversos segmentos do entretenimento. Teve passagem por grandes veículos, como Shopping News, DCI, Panorama Brasil, Revista Cenesp, além de assinar colunas para sites Vipado, Revista Mundo da Fama, O Dia, All Divas, IG Gente, Celebraway, Fashion a Porter, entre outros.