Projeto promove oficinas de escrita criativa, formação em acessibilidade e resultará em Slam com premiações para jovens da rede pública estadual
Em celebração ao Dia do Estudante (11 de agosto), o Instituto Eumelanina dá início à segunda edição do Circuito DiKebrada, um projeto que transforma escolas públicas em espaços de criação, escuta e protagonismo. A iniciativa será realizada ao longo de agosto de 2025 no bairro de Paripe, em Salvador (BA), com oficinas de escrita criativa em escolas estaduais, formação em acessibilidade e um sarau cultural aberto à comunidade.
A ação tem como público-alvo estudantes e jovens de 12 a 25 anos, e busca fortalecer o vínculo da juventude com a cultura, a palavra e o território.
A programação começa no próprio Dia do Estudante, 11 de agosto, com oficinas no Colégio Estadual Carlos Barros, e segue até o fim do mês em outras cinco escolas da região. As oficinas vão culminar em um Slam final, onde os alunos participantes irão se apresentar em forma de batalha poética, com direito a premiação, microfone aberto e muita representatividade.
“Mais que comemorar a data, queremos fortalecer o lugar da juventude como autora das suas próprias histórias. O Circuito DiKebrada é sobre escutar, criar e se reconhecer potente”, afirma Udi Santos, coordenadora geral do projeto.
Além das oficinas de escrita, o projeto inclui formação em audiodescrição, promovendo acessibilidade e inclusão, com medidas como linguagem simples, vídeos legendados e contratação de profissional com deficiência para integrar a equipe.
O Circuito DiKebrada foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A iniciativa é também contemplada pelo Programa Estadual Bahia Pela Paz.
Programação das Oficinas de Escrita Criativa:
11/08 – Colégio Estadual Carlos Barros (manhã, 2 turmas)
14/08 – Colégio Estadual Sete de Setembro (manhã, 8h)
15/08 – Colégio Estadual Professora Maria Odette Phinton Raynal (tarde)
16/08 – Colégio Estadual Barros Barreto (manhã, sábado)
18/08 e 20/08 – Colégio Estadual Almirante Barroso (turma do EJA a confirmar)
21/08 – Colégio Estadual Édson Tenório de Albuquerque (manhã)
Acessibilidade e Inclusão:
· Materiais acessíveis para leitores de tela
· Vídeos com legendas
· Linguagem simples
· Formação da equipe em audiodescrição
· Profissionais com deficiência na equipe
Sobre o Instituto Eumelanina:
O Instituto EUMELANINA é uma organização da sociedade civil com sede em Salvador (BA), que atua na promoção da cultura negra, educação antirracista, memória periférica e valorização da juventude. Desenvolve projetos que fortalecem identidade, autoestima e cidadania de jovens em territórios historicamente marginalizados