X
    Categorias: Cinema

Das telas da TV para a magia do cinema: a experiência de Elisa Penido

Das telas da TV para a magia do cinema: a experiência de Elisa Penido

A atriz mirim Elisa Penido, de 9 anos, está conquistando espaço no cenário artístico brasileiro. Com experiência no teatro, cinema e publicidade, ela agora dá passos importantes em sua carreira com dois projetos de grande visibilidade: a novela A Vida de Jó, da Record TV, e o longa-metragem Regina, inspirado na trajetória da atriz e produtora cultural Regina Vogue.


Na superprodução bíblica A Vida de Jó, Elisa interpreta Yael, filha de Jó em sua infância. A personagem é descrita como uma menina carinhosa e afetuosa que, ao lado da família, enfrenta mudanças que transformam sua vida. A trama estreou em agosto de 2025 no streaming Univer Vídeo e está sendo exibida agora em Setembro na TV aberta, marcando a primeira participação de Elisa na televisão.

Paralelamente, a atriz se prepara para o cinema. Elisa foi escalada para o filme Regina, produção de Bruna Steudel que contará a história da renomada atriz e produtora Regina Vogue, uma das grandes referências do teatro no Paraná e fundadora do Teatro Regina Vogue, em Curitiba.

Em uma Entrevista Exclusiva, Elisa contou a experiência que teve:

Elisa, como você se preparou para interpretar sua personagem em Regina? Houve alguma pesquisa especial, trabalho de preparação ou inspiração artística que você usou?

“O filme é sobre a atriz e diretora Regina Vogue, conhecida como a Dama do Teatro. Eu faço a Maria, que é a Regina quando era criança. Para me preparar, eu pesquisei bastante sobre a história dela e também sobre a sua personalidade. Mas eu tive uma sorte muito grande: além de interpretar ela quando pequena, eu também contracenei com a própria Regina, que está no filme.”

Qual foi a cena mais desafiadora para você durante as filmagens de Regina, e por que essa cena em particular foi difícil?

“No filme tem uma cena em que eu faço um monólogo. Pra mim foi a mais desafiadora, já que além do volume de texto, era uma cena que exigia muita concentração e uma carga forte de emoção.”

De que maneira você acha que a sua personagem contribui para a mensagem central do filme? O que ela traz de novo ou diferente para a história?

“Eu acho que o que a Regina representa hoje para a arte é resultado da sementinha que foi plantada lá atrás quando ela ainda era criança, a Maria. Teve até uma frase que ela me disse e que eu nunca vou esquecer: “quando era criança, eu nunca desistia, eu sempre corria atrás dos meus maiores sonhos”.

E como foi trabalhar com o elenco e a equipe técnica do filme Regina? Algum momento marcante nos bastidores que você gostaria de compartilhar?


“Eu me senti como se tivesse numa família, porque todo mundo me acolheu e acreditou em mim. Isso me deixou bem segura. E nos bastidores, o que eu mais gostei foi como a diretora, a Bruna Steudel, cuidava da equipe. Ela fazia tudo ficar muito legal e divertido atrás das câmeras.”

O que você espera que o público leve consigo ao assistir Regina? Há alguma emoção, reflexão ou mudança de perspectiva que você gostaria de provocar?

“Regina é um filme muito bonito e emocionante. Eu acho que a melhor parte é a própria história de vida dela, que é de uma artista super guerreira e que hoje é uma das maiores referências do nosso teatro.”
O projeto promete emocionar ao levar para as telas a trajetória de superação e dedicação de uma das artistas mais queridas do país.”

Apesar da pouca idade, Elisa já demonstra talento e profissionalismo. Além da televisão e do cinema, ela tem trabalhos anteriores em peças teatrais e projetos audiovisuais, sempre chamando atenção pela espontaneidade e maturidade artística.

Além da atuação, Elisa também dedica seu tempo a outras habilidades, como Libras, Jazz e Skate.

Elisa tem um futuro promissor pela frente, com carisma e talento, ela promete conquistar o coração do público com a sua Atuação.

Joacles Costa: Jornalista, Doutor H.C. em Jornalismo, Doutor H.C em Ciência da Educação, Diretor Executivo do Portal de Notícias Cellebriway, Autor de vários Livros, Professor, Pós-Graduado em Educação Ambiental, Educação Especial, Gestão Pública e Neuropsicopedagogia.