X
    Categorias: Cinema

Confira as fotos de abertura carioca do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil no cinema Odeon

Confira as fotos de abertura carioca do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil no cinema Odeon

Com o cine Odeon lotado e apresentação do filme “ A Mulher mais Rica do Mundo ” (Synapse), de Thierry Kliffa, ocorreu na noite de ontem, 27 de novembro, na abertura carioca do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil. A festa de abertura contou com a presença da delegação artística composta pela atriz Isabelle Huppert, as diretoras Fabienne Godet e Valérie Donzelli, os diretores Victor Rodenbach e Jean-Claude Barny, e os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé. Entre os muitos convidados, estiveram presentes os cineastas Lúcia Murat, Sandra Kogut, Marcelo Gomes, Lirio Ferreira e Bruno Barreto, a produtora Lucy Barreto , e as atrizes Letícia Spiller e Mariana Goldfarb . O ator Gregório Duvivier foi o apresentador do evento ao lado de Emmanuelle Boudier , cocuradora e coordenadora do Festival junto com Christian Boudier, da Bonfilm.
 

O Festival segue até 10 de dezembro nos cinemas de todo o país com o melhor da produção francesa recente. São 20 longas-metragens inéditos e recentes – e um clássico, A Cabra que integraram a programação de festivais importantes, como Cannes e Veneza . Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, realizado em cidades de maior e menor porte, incluindo as capitais, contabilização mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. O público poderá conferir uma programação com histórias e personagens inspirados, temáticas ricas e gêneros variados.
 

Entre as produções, poderão ser vistas obras de diretores consagrados como O Estrangeiro , de François Ozon e Jovens Mães, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; de cineastas reconhecidos como Vizinhos Bárbaros , de Julie Delpy; Mãos à Obra, de Valérie Donzelli – vencedora do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025 ; O Apego, de Carine Tardieu e 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon. Ou da nova geração como O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin – que abriu o Festival de Cannes 2025 – e Os Bastidores do Amor, de Victor Rodenbach .
 

Os filmes trazem atuações memoráveis ​​de artistas como Isabelle Huppert – convidada de honra do festival – em A Mulher Mais Rica do Mundo ; Omar Sy e Vanessa Paradis em Fora de Controle; Bastien Bouillon em Mãos à Obra e O Segredo da Chef; Pio Marmai em O Apego; Roschdy Zem em 13 dias e 13 noites e Eu, Que Te Amei; e Pierre Richard em Sonho, Logo Existo, filme que também dirige. Ator, cineasta e roteirista, Richard será o homenageado desta edição por sua carreira , após ter sido realizado em Cannes, em maio último. Ele ganha uma retrospectiva com outros quatro filmes nos quais foram trabalhados.
 

Os diretores e curadores do Festival de Cinema Francês do Brasil, Christian e Emmanuelle Boudier , destacam a relevância do evento diante do atual cenário geopolítico global: “Nesses tempos de crises políticas, guerras e conflitos, que nos desafiam todos os dias, esperamos que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, respostas trazer”, afirma Christian. E complementa Emmanuelle: “Seja de forma leve ou mais séria, nosso objetivo é criar oportunidades de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica em comum”.
 

O Festival de Cinema Francês do Brasil tem apoio da Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica – como “patrocinador master” e patrocínios do banco BNP PARIBAS, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura – por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros essenciais são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, além das distribuidoras de filmes, os fornecedores de cinema independente e as grandes redes de cinema comercial.
 

Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:

Instagram / TikTok / Facebook / YouTube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR

hashtag: #FestCineFrancêsBR
 

SOBRE A BONFILM

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadara do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de recitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e contorno com uma edição recente em São Paulo em 2024. A produtora Bonfilm também é idealizadora, em São Paulo, do Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, integralmente dedicada a exposições culturais em realidade virtual, como ‘Uma Noite com os Impressionistas’ e ‘ Mundos Desaparecidos’ .
 

Joacles Costa: Jornalista, Doutor H.C. em Jornalismo, Doutor H.C em Ciência da Educação, Diretor Executivo do Portal de Notícias Cellebriway, Autor de vários Livros, Professor, Pós-Graduado em Educação Ambiental, Educação Especial, Gestão Pública e Neuropsicopedagogia.