X
    Categorias: Notícias

Como ingressar no setor bancário sem concursos: alternativas após 1,5 milhão de inscrições no concurso do Banco do Brasil em 2023

Divulgação

Caminhos inovadores para se destacar no setor bancário sem precisar de concurso público

Durante o ano de 2023, o concurso do Banco do Brasil registrou um número recorde de 1,5 milhão de inscritos em busca das tão almejadas vagas disponíveis no mercado bancário. Isso revela o desejo pela carreira de bancário, mas a dúvida permanece: seria possível construir uma carreira nesse setor sem depender de concursos públicos? Para aqueles que desejam seguir no setor financeiro, há caminhos promissores e acessíveis no setor privado e nas fintechs.

Os bancos privados estão frequentemente em busca de candidatos para cargos de entrada e, geralmente, priorizam a experiência em atendimento ao cliente, vendas e relacionamento, além de compartilhar as habilidades envolvidas que, geralmente, são ensinadas em cursos de curta duração.  “Experiências anteriores em áreas como atendimento e vendas são altamente valorizadas pelos bancos, pois demonstram a habilidade de lidar com pessoas e resolver problemas de forma eficaz. Além disso, competências como comunicação clara, foco em resultados e empatia são diferenciais que podem ser desenvolvidos em cursos de curta duração, preparando os candidatos para os desafios do setor bancário.”, diz Letícia Alves, especialista em transição de carreira para o banco Bradesco e sócia diretora do “MeuCertificado”.

Para jovens e estudantes, uma maneira de iniciar a carreira no setor é por meio dos programas de estágio e jovem aprendiz, que na maioria dos casos são seguidos por contratos efetivos. Esses programas oferecem a oportunidade de um contato próximo com o meio bancário, treinamento prático e oportunidade de construir uma rede de contatos.“Estagiários e jovens aprendizes que demonstram comprometimento, capacidade de aprendizado rápido, habilidades interpessoais somando isso às Certificações ANBIMA, têm grandes chances de efetivação. Esses programas são uma porta de entrada valiosa, pois permitem que os jovens mostrem seu potencial e desenvolvam competências alinhadas às necessidades do banco.”, afirma Letícia Alves.

Muitas instituições financeiras mantêm parcerias com universidades e oferecem programas de capacitação que possibilitam o acesso a conhecimento e experiências no mercado. A participação em eventos dos setores e o contato com profissionais já atuantes também podem funcionar como um meio eficaz de visibilidade e chance de contratação. Segundo a especialista Letícia, é possível criar network por meio de plataformas como o LinkedIn. Nessas redes, o candidato pode estabelecer conexões com gestores do setor bancário e recrutadores, demonstrando suas habilidades.

O investimento em qualificações e certificações, como CPA-10 e CPA-20 da ANBIMA, é mais uma forma de se destacar. Essas são certificações comuns para cargos voltados a investimentos e atendimento ao cliente e são diferenciais importantes para os processos seletivos de bancos privados.  “Assim como para dirigir um veículo é necessário ter uma CNH, para ser contratado e se destacar no banco, é necessário ter a certificação ANBIMA. Elas são vistas pelos recrutadores como um sinal de preparo e iniciativa, atributos essenciais em um mercado competitivo como o financeiro. Certificações como a CPA-10 e CPA-20 mostram não apenas o conhecimento técnico do candidato, mas também seu comprometimento com a carreira bancária.”, alega Letícia.

Além dos bancos tradicionais, as fintechs também apresentam oportunidades em ascensão para perfis mais inovadores e com conhecimento tecnológico.  Na  visão de Letícia, as fintechs estão revolucionando o mercado financeiro ao oferecer serviços mais acessíveis, transparentes e econômicos, desafiando o modelo tradicional dos grandes bancos. O setor valoriza habilidades como pensamento inovador, adaptabilidade e conhecimento em ferramentas digitais, que consequentente, abre portas para quem busca atuar em um ambiente dinâmico e em constante transformação.

Existem múltiplos caminhos promissores que podem ser seguidos para ingressar no setor bancário, sem depender de concursos públicos. Em um mercado cada vez mais dinâmico, bancos privados e fintechs oferecem possibilidades que vão além das vias tradicionais. Por isso, investir em sua qualificação profissional, construir uma rede de contatos estratégica e explorar novos formatos de atuação no mercado são essenciais para desenvolver uma carreira sólida. Essas rotas podem ser tanto um ponto de partida quanto uma escolha de vida, mostrando que, para alcançar o sucesso na área, há caminhos inovadores e acessíveis ao alcance de todos.

SOBRE LETÍCIA

Letícia Alves é Co-fundadora e Professora de Certificações Financeiras do “Meu Certificado“, uma das maiores escolas online focadas em certificação e treinamento para profissionais interessados no setor bancário e financeiro. Criado em 2020, o projeto já impactou mais de 17 mil alunos, ajudando-os a conquistar certificações ANBIMA como CPA-10, CPA-20 e CEA, e a se destacarem nos processos seletivos de grandes bancos. Além disso, oferece cursos sobre LinkedIn, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores bancários, preparando os alunos para o mercado financeiro. Letícia possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando como Especialista em Investimentos no Bradesco, com destaque em oratória e premiações no setor.

peterson baestero: