A mostra, que traz nas obras um despertar de esperança, tem curadoria de Carlos Bertão, projeto expográfico de Alê Teixeira e apoio do Consulado Geral do Peru, no RJ.
O artista Ciro Palomino apresenta a exposição ‘Morfeu: Pesadelos e Despertares’, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Carlos Bertão e projeto expográfico de Alê Teixeira, e apoio do Consulado Geral do Peru, no Rio de Janeiro, trazendo obras que narram os sonhos sombrios do deus, causados pela humanidade e seus conflitos, entre eles a guerra e a autodestruição.
As obras girarão em torno desses temas, sempre com um despertar de esperança. Desde 2016, após ganhar o prêmio da ONU, tem criado obras focadas em questões sociais como a guerra e suas consequências, as mudanças climáticas e a igualdade de gênero, entre outras. Essas obras permitem expressar os sentimentos que surgiram ao longo do processo iniciado com o PROJETO CONSCIÊNCIA, viajando para cidades como Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Coreia, entre outras.
“Temos sonhos e pesadelos, meu trabalho social me permitiu expressar o que sinto de uma forma que é expressiva e universal”. “Hoje, vivemos em mundos estranhos e tumultuosos, cheios de medos e orações, perdão e culpa; um mundo que anseia por despertar, assim como as pessoas que o habitam.”, explica.
Ciro Palomino é um artista peruano, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e consultor da ONU, no Brasil. Ele recebeu prêmios da ONU e da UNESCO em concursos internacionais. Seu projeto “Conciencia” aborda questões sociais e teve sua primeira exposição em 2017, na sede da ONU, em Nova York. Entre 2019 e 2022, foi visto por mais de 200 mil pessoas, no Brasil. Ciro também participou de exposições coletivas em países como Suíça, China, Irã e Turquia, destacando seu foco em problemas sociais e ambientais.
‘Morfeu: Pesadelos e Despertares’ pode ser visitada entre os dias 25 de março e 9 de maio de 2026, de terça a domingo, das 12h às 19h, no Centro Cultural Correios RJ, Centro, com entrada franca.
Serviço.
Exposição “Morfeu: Pesadelos e Despertares”.
Artista: Ciro Palomino.
Abertura: 25 de março de 2026.
Visitação: 25 de março a 09 de maio de 2026.
Horário: terça a sábado, das 12h às 19h.
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Apoio: Consulado Geral do Peru Rio de Janeiro.
Evento gratuito.
Censura Livre.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes.
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, artistas, fotógrafos, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.
Por: Clilton Paz.
Fonte: Paula Ramagem.
Foto: Divulgação.