Na estreia da Mostra Filmes Cubanos Restaurados na última terça-feira , com a exibição do clássico “Morango e Chocolate”, na Caixa Cultural, a emoção tomou conta de quem estava por lá. Encontros de amigos de longa data: as convidadas cubanas Mirtha Ibarra (atriz de cinema, teatro e televisão) e Lola Calviño (Ex-vice diretora da EICTV e Vice-diretora da Cinemateca de Cuba) foram recebidas pelos cineastas Walter Lima Jr, que já lecionou na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), e Orlando Senna, que já foi diretor da instituição – profundos admiradores do cinema cubano.
Para Lola foi uma grande emoção. “Eu não esperava, de verdade, este interesse todo pelo cinema de Cuba. Porque hoje o mundo não está para isso, realmente. Então me deu tanta emoção saber que o que todos fizeram para colocar estes filmes em exibição, é muito importante. Eu me sinto muito, muito emocionada, de verdade. Faz pensar que tudo valeu a pena”, disse.
Walter Lima Jr, enxerga a importância de ver e rever filmes que têm história e ressalta a importância do cinema cubano ainda nos dias de hoje. “Eu acho que aqui se vê a totalidade dos filmes, é sempre um conjunto, é interessante você sentir a força de uma cinematografia que está sendo apresentada nesta mostra, de forma gratuita. Possibilita que quem não conhece, ou mesmo quem já conhece, aprofundar-se no cinema cubano que é muito rico e uma escola de excelência.
Walter Lima Jr entre Lola Calviño (à esquerda) e Mirtha Ibarra