O Bourbon Street celebra a vida e a obra do Rei do Blues, BB King (1925 – 2015) no dia 16 de setembro – data em que completaria 100 anos – em uma noite para comemorar a eternidade de seu legado e a amizade que o une à casa, inaugurada por ele em 1993.
Logo na entrada do Bourbon, conhecido como a “casa do BB King no Brasil”, a icônica guitarra Gibson Lucille autografada dá as boas-vindas ao público. Mais alguns passos e uma exposição permanente com fotos em preto e branco, testemunham o início de uma parceria longeva que transcendeu as paredes de tijolos aparentes do clube, que organizou e produziu mais de 40 turnês do artista, com apresentações em outras cidades do país (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre), e também do exterior, em Buenos Aires, Argentina. A última vinda ao Brasil foi em 2012, com a turnê The Blues is my Life.
Falecido em 14 de maio de 2015, o artista recebeu uma importante homenagem em 2023 com a exposição B.B. King: um mundo melhor em algum lugar, realizada pelo MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), com diversos itens e imagens do acervo pertencentes do B.B. King Museum, no Mississipi, e do acervo do Bourbon Street, que tem se dedicado a manter viva a essência deste legado.
Ao longo de seus 32 anos de história, muitos tributos foram feitos ao “Padrinho do Bourbon” por músicos interpretando seus clássicos, e para a efeméride dos 100 anos, a noite será ainda mais especial: em família, com a presença da mais nova de seus quinze filhos, a cantora e performer Claudette King, e de dez grandes guitarristas brasileiros.
Membro da National Recording Academy , Claudette King, filha mais nova de BB King, cresceu na Baía de São Francisco cantando em clubes e no coral da Igreja Batista do Reverendo Brown.
Hoje morando em Atlanta, Geórgia, a cantora e performer é inspirada pelo legado do pai e de ícones como Aretha Franklin, Chaka Khan e Michael Jackson. Pela segunda vez na América do Sul após grande sucesso em sua primeira turnê pela Argentina e Brasil, a artista desfila clássicos do Blues e canções autorais que chama de “blues new wave”, incluindo nuances de soul, R&B e hip-hop ao Blues tradicional presentes em seu álbum de estreia, We’re Onto Something (disponível nas plataformas de streaming).
No repertório, Walk to my car, Playing with my friends, Stormy monday, Chain a fool, Rock me baby, Thrill is gone, Rock Steady, Guess who, Ooh ooh baby, Proud Mary, Respect (This song will be the encore).
Mais em: https://www.claudettebluesking.com/
Ten Guitars for BB🎸
Pedro Guida
Ícone e ídolo absoluto entre os amantes da guitarra, BB King ganhará um show tributo especialmente produzido para sua festa de 100 anos – interpretado por dez grandes guitarristas brasileiros.
Capitaneado pelo guitarrista, compositor, pesquisador e professor Marcos Ottaviano, artista que já recebeu elogios do próprio BB King ao abrir um de seus shows, o grupo reúne os talentos de Nuno Mindelis, Luís Sérgio Carlini, Big Chico, Mello Júnior, Yohan Kisser, Giba Byblos, Léo Mancini, Gui Cicarelli e Zach, para uma apresentação inédita, que está sendo construída por Ottaviano, com arranjos especiais para cada um dos músicos, de acordo com seu estilo.
A proposta é de que as músicas de BB King ganhem a assinatura pessoal dos intérpretes, perpetuando ainda mais o legado do artista. Assim, o Blues se mescla com o rock’n’roll de Luiz Sérgio Carlini, com o heavy metal de Yohan Kisser, com o mellow metal do Angra, representado por Léo Mancini, com uma vertente blues rock de Giba Byblos e Gui Cicarelli e outra mais jazzy, de Mello Júnior, por exemplo.
Nuno Mindellis, eleito melhor guitarrista de blues já em 1998 pela revista norte-americana Guitar Player, Big Chico, guitarrista e gaitista que já tocou com outra filha de BB, Clinton Ash King, e o mais jovem do grupo, Zach, da banda Blues Jam, compõem a formação estelar.
Mais de BB King
Nascido Riley Ben King em 16 de setembro em Berclair, Mississipi (EUA), BB King é considerado o Rei do Blues e o maior guitarrista do gênero de todos os tempos. Crescido em um contexto de forte segregação racial nos Estados Unidos, onde negros não podiam usar o mesmo banheiro ou frequentar as mesmas escolas que brancos, o artista alcançou o sucesso promovendo a cultura negra e teve reconhecimento em vida.
Em quase sessenta anos de carreira, gravou mais de cinquenta discos, ganhou quinze Grammys e foi premiado com a medalha presidencial de seu país. Referência para astros da música que hoje integram a seu lado o hall dos gênios do instrumento, como Eric Clapton, Jimi Hendrix, George Harrison e Carlos Santana, tem entre seus hits: “Three O’Clock Blues”, “The Thrill Is Gone” e “Please Love Me”.
O Bourbon Street Music Club
O Bourbon Street Music Club foi inaugurado por BB King em dezembro de 1993, em 4 noites memoráveis. Ao longo de quase 32 anos de atividade ininterrupta, passaram por seu palco mais de 7.500 shows, com mais de 1500 artistas nacionais e internacionais, entre eles mais de 50 ganhadores de Grammy e alguns dos maiores nomes do jazz, do blues e da soul music, como Ray Charles, Nina Simone, Betty Carter, Shirley Horn, Diana Krall, Joss Stone, Wynton Marsalis, Brad Mehldau, Marcus Miller, Ron Carter, Koko Taylor, Dr. John, Taj Mahal, Junior Wells, Pat Metheny e muitos outros.
Eleita pela prestigiosa revista norte-americana Downbeat como uma das melhores casas de jazz do mundo (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), o Bourbon Street também produz festivais como o Bourbon Street Fest, que existe há 20 anos em São Paulo e já se estendeu para o Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba; o Bourbon Festival Paraty, que chegou à 15ª edição este ano, e o Paraty Latino, com 4 edições, ambos na cidade histórica fluminense. Também no litoral norte paulista, assina quatro edições dos festivais Folk & Blues Ilhabela e duas do Ilhabela Bossa & Choro. Levou, ainda, mais de 130 shows a parques públicos de São Paulo (entre eles o do próprio BB King e o de Ray Charles no Parque do Ibirapuera, ambos com público de mais de 100 mil pessoas), e organizou mais de 50 turnês pelo Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Serviço BB KING 100 ANOS
Data: 16 de setembro, terça-feira
Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 194 – Moema – SP
Horário: 21h
Couvert Artístico: R$ 75
Vendas online: www.sympla.com.br
Ponto de Reservas sem Taxa de Conveniência (presencial): Rua dos Chanés, 194 – Moema. de segunda a sábado das 10h às 18h e domingos das 12h às 16h
Classificação indicativa: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Fone para reservas: (11) 5095-6100
WhatsApp para reservas (somente texto): +5511 9 7060-0113
Informações, reservas de grupo e eventos corporativos: Telefone 5095-6100
Horário: Terça a sábado das 11h00 às 19h00
O Bourbon Street Music Club é um Bar e Restaurante e não uma Casa de Espetáculos, por isso, não se aplica a Lei de Meia Entrada.