Foto: Daniel Topete
ÚLTIMA AMOSTRA DE SEU NOVO ÁLBUM IF YOU ASKED FOR A PICTURE, QUE CHEGA NESTA SEXTA-FEIRA
ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA FAIXA AQUI
Escute aqui.
Blondshell (Sabrina Teitelbaum) lançará seu aguardado segundo álbum If You Asked For a Picture nesta sexta-feira, 2 de maio (via Partisan Records), e hoje ela compartilha a última música antes do lançamento, “Event of a Fire”. É Blondshell em sua forma mais cinematográfica, tanto sonora quanto emocional, oferecendo uma épica em combustão lenta que começa em um sussurro e termina em um uivo. Escrita no meio do cansaço de turnê — inspirada por uma evacuação de um hotel às 4 da manhã, nos arredores de Boston — a música começa com um arpejo solitário de guitarra, íntimo e desarmado, até que harmonias vocais penetrantes surgem e tudo entra em combustão.
“Não é exatamente sobre ‘e se eu estiver esgotada da turnê,’” diz Teitelbaum. “É mais como: ‘e se eu estiver esgotada de simplesmente existir?’” Esse cansaço existencial cresce até se tornar um dos momentos mais épicos do álbum, com baterias estrondosas e distorções altíssimas, enquanto ela costura temas como imagem corporal, tensão familiar e o peso psíquico de tentar manter tudo sob controle. É uma balada confessional para quando se está no limite. O videoclipe da música é estrelado pela promissora atriz francesa Ghjuvanna Benedetti e dirigido por Emilé Moutaud. O clipe nos leva à rotina de uma equipe de saltos ornamentais e ao esgotamento interno de uma das atletas, capturando o momento em que os aspectos cotidianos colidem com o peso do que se sente por dentro.
O single de hoje sucede o coração metafórico do álbum “23’s A Baby”, a introspecção contida de “Two Times” e o refrão esmagador de “T&A”, que Blondshell apresentou ao vivo no Jimmy Kimmel Live! — assista à performance AQUI.
If You Asked For A Picture marca mais uma colaboração entre Teitelbaum e o produtor Yves Rothman na criação de uma coleção tão potente e emocionalmente carregada quanto seu aclamado álbum de estreia de 2023. O novo álbum transborda urgência, ambição e força — características antecipadas em seu debut —, com a mesma especificidade, autorreflexão e humor despretensioso que a transformaram em uma das artistas mais celebradas dos últimos anos.
O título de If You Asked For A Picture é inspirado em um poema de 1986 da escritora americana Mary Oliver, intitulado “Dogfish”. Nesse poema, Oliver aborda a ideia de contar a própria história: o quanto compartilhar, o quanto guardar para si mesmo – todas as perguntas que Teitelbaum se fez ao escrever o próximo LP. “Há uma parte do poema que diz: ‘Não preciso lhe contar tudo pelo que passei. É apenas mais uma história de alguém tentando sobreviver’”, diz Teitelbaum. “Algo que adoro nas músicas é que você mostra um instantâneo de uma pessoa ou de um relacionamento, e mostrar um vislumbre de uma história pode ser tão importante quanto tentar capturar tudo. Às vezes, é até mais fiel à imagem completa do que se você tentasse escrever tudo.”
No estúdio, Teitelbaum se sentiu confiante e à vontade como nunca antes, confiando em seus instintos à medida que desenvolvia uma estenografia quase telecinética com o produtor Yves Rothman. O resultado é um disco com uma variedade sonora surpreendente, que inclui baladas de tirar o fôlego e ganchos colossais que se elevam sobre ondas de distorção, misturando texturas em camadas e floreios harmônicos ou fazendo curvas inesperadas entre eles. Os principais marcos de sua produção foram as inesperadas curvas, como Rated R, do Queens of the Stone Age, e Californication, do Red Hot Chili Peppers. Teitelbaum se divertiu ao se apropriar dessa estética hipermasculina para suas análises intransigentes da juventude feminina, brincando com as performances de gênero no rock. “Para mim, é estimulante usar referências sonoras que parecem reservadas aos homens”, explica ela.
Desde Blondshell, a vida de Teitelbaum mudou consideravelmente. À medida que os elogios se acumulavam, ela passava mais tempo na estrada do que em casa. Essa falta de raízes afetou naturalmente os relacionamentos de Teitelbaum com os outros e consigo mesma. “Quando se viaja muito, você vê diferentes possibilidades de ser quem você pode ser”, diz Teitelbaum. “Portanto, surgiram muito mais perguntas. Como eu quero que minha vida seja? Talvez seja apenas a natureza de ser dois anos mais velho, mas agora me sinto mais à vontade com as nuances e com as áreas cinzentas.” If You Asked For A Picture tem um final aberto: é um disco de segundo ano triunfante e sem pulos que captura o processo não resolvido de descobrir quem você é, sábio demais para sugerir que tem uma resposta definitiva.
Tracklist:
Thumbtack
T&A
Arms
What’s Fair
Two Times
Event Of A Fire
23’s A Baby
Change
Toy
He Wants Me
Man
Model Rockets
Blondshell online:
WEBSITE | INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | YOUTUBE | SPOTIFY
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.