Bernardo Coimbra, 30 anos, é ator, roteirista e vai reestrear o espetáculo “A.M.I.G.A.S”, dirigido por Ernesto Piccolo, ao lado de Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco, no dia 2 de março, no Teatro Vannucci. A peça, que estreou em 2024, e retorna agora, lhe rendeu o prêmio do Prêmio FITA (Festival Internacional de Teatro de Angra) 2025, na categoria Revelação.
“É muito legal ser reconhecido por um trabalho que você se dedicou muito, então, foi muito gratificante receber o prêmio. Desde o primeiro dia fico pensando em como será voltar aos palcos com esses personagens e que coisas podem ser atualizadas das personalidades deles”, diz o ator.
Bernardo precisa se desdobrar em diversos personagens para substituir o ator da primeira montagem, de 1999, que é ninguém menos do que o diretor da atual. Ele declarou: “Quando soube que o Neco (Ernesto Piccolo) fez esse espetáculo, bateu um nervosismo inicial, mas já no primeiro ensaio isso foi quebrado, porque ele é muito generoso na direção e o fato dele ter feito a peça se tornou uma vantagem porque ele dá muitas dicas de questões que ele passou durante o processo dele”, diz.
Bernardo deixou a carreira de engenharia química em 2019 para seguir como ator. No audiovisual atuou, idealizou e roteirizou as duas temporadas da Websérie “Cidadão Não, Ator” (2021-2022), na qual concorreu em 6 categorias no festival Riowebfest 2022, incluindo melhor ator e melhor série de comédia. Seus trabalhos mais recentes foram: participação no filme ‘Homem com H’, de Esmir Filho, e nas novelas ‘No Rancho Fundo’ e ‘Vai na Fé’. Atuou no longa ‘Onde está a verdade’, de Décio Coimbra, e no espetáculo “Burlesqueria,” dirigido por André Sigaud e Patricia Evans, ambos em 2024, além de ter adaptado, produzido e atuado na peça ‘Entre Nós’, baseada no filme homônimo de Paulo Morelli, com direção de Ingrid Manzini, em novembro de 2023.
É ator e autor de ‘Alguma Coisa Falta Aqui’, espetáculo dirigido por Stella Rabello que reestreia dia 11 de março no Teatro Laura Alvim, às quartas e quintas. “Muito legal estar em cartaz, ao mesmo tempo, com duas peças que eu me divirto tanto fazendo e me dou muito bem com a equipe. Inclusive, irei publicar o texto de “Alguma Coisa Falta Aqui” pela editora Cobogó, com previsão para o mês de março”, informa o ator.
Além das duas peças em que atua, duas outras peças, com texto de sua autoria, devem estrear ainda no primeiro semestre: ‘O Rei de Copas’, escrito junto com o dramaturgo Gabriel Flores que vai dirigir a peça, e ‘O Quarto Mandamento’, seu texto, com direção do Daniel Dias da Silva.
A peça A.M.I.G.A.S., produzida por Joana Motta, segue em cartaz no teatro Vannucci, às segundas e terças, às 20 horas, até o dia 28 de abril. Sobre o retorno do espetáculo, desta vez com patrocínio da Bradesco Seguros, Bernardo diz: Quando a Joana, nossa produtora, me ligou, eu fiquei sem acreditar! Fiquei muito feliz pelo espetáculo e pelas meninas que colocaram esse projeto para acontecer, acreditaram nele, e investiram tempo e dinheiro. E realmente superou todas as expectativas que nós tínhamos de crescimento. Muito bom ver que os outros acreditam nos nossos sonhos!, conclui.