X
    Categorias: Educação

Alunos do 5º. ano da UMEF Alger Ribeiro Lançam Livro com Gêneros Textuais Diversificados

Alunos do 5º. ano da UMEF Alger Ribeiro Lançam Livro com Gêneros Textuais Diversificados

Por Joacles Costa

Com um sorriso emocionado e palavras inspiradoras, a professora Verônica Dias, da UMEF Alger Ribeiro, entregou aos alunos do 5º ano B um marco significativo para a vida acadêmica e pessoal de cada um: o lançamento de livros que eles mesmos ajudaram a produzir. Foi projeto pedagógico iniciado em maio deste ano de 2024, que transformou aprendizado em uma experiência prática e inesquecível.

Nós começamos esse projeto lá por meados de maio, e a ideia era que as crianças produzissem textos conscientes de acordo com cada gênero textual, seguindo as características de cada um. Fizemos isso de uma maneira muito atrativa, com material que incluísse imagens e espaçamento, para que eles só precisassem continuar a ideia. Conversamos antes sobre cada gênero textual, trouxemos suas características, e fizemos produções coletivas. Todas essas histórias são contribuições de cada um. No final, eles ficaram surpresos porque nem eles mesmos esperavam que fosse ficar tão bacana”,  explicou a professora Verônica, destacando relevância do processo coletivo no desenvolvimento do material.

Foto: Joacles Costa

Um Projeto Coletivo, Criativo e Consciente

Essa iniciativa envolveu a elaboração de histórias coletivas, com a contribuição de cada aluno, abordando oito diferentes gêneros textuais. Cada livro incluiu explicações sobre os gêneros, exemplos práticos e as produções próprias das crianças, sempre alinhadas com o tema transversal de valores humanos.

Ao todo, foram produzidos 33 livros, um para cada estudante. Apesar do processo coletivo, cada aluno pôde levar para casa sua própria obra, contendo páginas recheadas de criatividade, esforço e aprendizado.

Educação Transformadora

O projeto é uma demonstração prática de como a educação pode ir além dos livros didáticos. A proposta não apenas ensinou sobre gêneros textuais, mas também reforçou o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a valorização da criatividade.

Hoje, eu entrego para eles o livrinho encadernado com a produção deles. Espero que seja o primeiro de muitos livros que eles vão produzir daqui para frente. É um exemplo não só para a comunidade estudantil, mas para todos nós”, disse Verônica.

O impacto do projeto transcende as salas de aula, representando um modelo a ser seguido por outras instituições de ensino. Iniciativas como esta destacam o papel transformador da educação, inspirando professores e alunos a alcançarem novos horizontes.

Leitura como Alicerce para uma Escrita Transformadora

Foto: Joacles Costa

Além de despertar a criatividade, o projeto reforçou a importância da leitura como alicerce para a melhoria da escrita. Ao explorar diversos gêneros textuais, os alunos ampliaram o vocabulário, compreenderam diferentes estruturas narrativas e desenvolveram maior consciência linguística. “A leitura é uma ferramenta poderosa que transforma o modo como os alunos se expressam. É através dela que eles conseguem dar asas à imaginação e construir textos mais ricos e bem elaborados”, enfatizou a professora Verônica Dias. Com essa base fortalecida, os jovens autores estão mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e sociais que encontrarão em sua trajetória.

Uma Inspiração para o Futuro

A entrega dos livros marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o início de um novo capítulo na vida desses jovens escritores. Com base sólida e incentivo constante, a professora Verônica Dias acredita que as sementes plantadas neste projeto continuarão a florescer nos anos vindouros.

O exemplo da UMEF Alger Ribeiro reafirma o compromisso da escola pública em promover uma educação de qualidade, que valoriza tanto o conhecimento técnico quanto os valores humanos.

Joacles Costa: Jornalista, Diretor Executivo, Autor de vários Livros, Professor Pós-Graduado em Educação Ambiental, Educação Especial, Gestão Pública.