X
    Categorias: Destaque

Alunos da UMEF Alger Ribeiro são Premiados na 10ª Edição do Concurso Literário Entre Versos e Rimas de Vila Velha

Fotos/arquivo particular

Um marco na educação e cultura do município. Valorização e celebração dos talentos que florescem nas salas de aula da rede pública de Vila Velha

Por Joacles Costa


Na manhã deste sábado, 29 de novembro de 2025, o auditório Titanic, localizado no coração de Vila Velha, foi palco de emoção, aplausos e celebração. A Prefeitura de Vila Velha e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram a cerimônia de entrega da premiação da 10ª edição do concurso literário Entre Versos e Rimas, que já se consolidou como uma das iniciativas culturais mais importantes do calendário educacional da cidade.


No púlpito, discursaram o vereador Joel Rangel e a secretária de educação Carla Cabidel. O evento contou com a participação de figuras de destaque da comissão organizadora, representada pela subsecretária Tatiana Nogueira e Eliana Terra. Todos reforçaram a relevância do projeto como ferramenta de incentivo à leitura, escrita e criatividade entre alunos e servidores da rede municipal.


Os contemplados receberam medalhas e exemplares do livro que reúne os trabalhos selecionados. Já os diretores das escolas premiadas foram homenageados com troféus, simbolizando o esforço coletivo das instituições em fomentar a produção literária e artística. A UMEF Alger Ribeiro, foi uma das escolas selecionadas e os destaques foram:

  • Poema Livre – Servidor: Graziele Chalhub (Pedagoga)
  • Poema Livre – Estudante: Alice Oliveira de Sá (4º ano B – Vespertino), Agatha Vitória dos Santos da Silva (4º ano B – Vespertino), Kamilly Victória Lima dos Santos (EJA 8ª série A – Noturno)
  • Acróstico – Estudante: Kaleb Galletti Diniz (4º ano C – Vespertino)
  • Texto Destaque – Estudante: Marievellin Vitória Riguete Ferreira (4º ano D – Vespertino)
  • Desenho Livre – Estudante: Victor Oliveira Pereira (7º ano – Matutino)
  • Alice Oliveira, de apenas 10 anos, relatou sua surpresa e alegria ao ver seu nome entre os contemplados: “Fiquei extremamente feliz, não esperava ser escolhida”. Sua professora, Marisa Angelina, destacou o perfil da aluna:Alice é meiga, dedicada, responsável e sempre ajuda os colegas que têm dificuldade”.
Foto/acervo particular

A diretora Cleide Franca reforçou o impacto do concurso: “É um evento contagiante, em que todos os alunos podem expressar seus sentimentos e pensamentos em forma de poesia, rima, poema e desenhos. Nossos estudantes possuem muitas habilidades, e esse concurso é uma oportunidade imensa para que demonstrem seus conhecimentos de forma diferente”.


Sobre o Concurso

Foto/acervo particular

O Entre Versos e Rimas é promovido pela Prefeitura de Vila Velha e pela Semed, com o objetivo de valorizar a expressão literária e a cultura local. O tema trabalhado este ano foi ”Gentileza que Inspira, gente que Transforma”.

Participantes: alunos e servidores da rede municipal de Vila Velha

  • Categorias: poemas, crônicas, memórias e desenhos
  • Seleção: comissão julgadora, já com participação da Academia de Letras de Vila Velha
  • Livro anual: reúne os trabalhos premiados e é lançado em evento especial
  • Inclusão: este ano de 2025, a 10ª edição trouxe também um audiobook, ampliando a acessibilidade para estudantes cegos ou com baixa visão.

Um legado para Vila Velha
Ao completar uma década de existência, o concurso reafirma seu papel como tradição cultural e educacional, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e literatura. Mais do que uma premiação, o Entre Versos e Rimas é um espaço de descoberta, valorização e celebração dos talentos que florescem nas salas de aula da rede pública de Vila Velha.


Joacles Costa: Jornalista, Doutor H.C. em Jornalismo, Doutor H.C em Ciência da Educação, Diretor Executivo do Portal de Notícias Cellebriway, Autor de vários Livros, Professor, Pós-Graduado em Educação Ambiental, Educação Especial, Gestão Pública e Neuropsicopedagogia.