BRUNO GOMES VENCE A PRINCIPAL CATEGORIA DO PRÊMIO SAPIENS 2024. A obra de literatura infantil ganhou na categoria “Melhor Livro em Língua Estrangeira”
Na última semana, a Academia Interamericana de Letras divulgou a lista dos vencedores do Prêmio Sapiens. Das várias categorias que constituem a premiação, o livro infantil “Los Sueños de Adam”, do escritor e pesquisador Bruno Gomes, ganhou na categoria “Melhor Livro em Língua Estrangeira”, a mais importante da academia. Gomes também receberá uma homenagem pela sua trajetória acadêmica ao ser reconhecido como “Melhor Biografia Acadêmica”.
De acordo com o autor, receber esse reconhecimento é motivo de muita honra e alegria: “Quando fui comunicado, fiquei muito feliz, porque estou aprendendo a fazer literatura para criança. Ainda é um terreno novo para mim. Eu sou pesquisador acadêmico, faço livros científicos sobre linguística. Então, estou me acostumando com a ideia de escrever para o público infantil”.
Bruno Gomes reforça ainda a importância da literatura infantil como uma expressão artística muito trabalhosa, já que é necessário ter qualidade para ser oferecido à criança: “Infelizmente, ainda há uma ideia equivocada de que trabalhar para criança é fácil. Não é verdade! Quando vi que eu estava concorrendo com obras voltadas ao público adulto, com grande teor de complexidade psicológica de personagens, pensei que não levaria. Acho que isso indica que os tempos estão mudando”, comemora.
Gomes também receberá um prêmio pelo conjunto da sua obra por ser homenageado na categoria “Melhor Biografia Acadêmica”. Este reconhecimento leva em consideração toda a sua contribuição com o mundo acadêmico e com a pesquisa durante anos. Sobre isso, o pesquisador afirma: “Fiquei feliz com a homenagem. Tenho orgulho de mim, de onde venho, do que construi com o tempo”.
O Prêmio Sapiens é concedido pela Academia Interamericana de Letras e conta com um rigoroso júri composto por críticos literários, artísticos e acadêmicos de vários países.
Em tempo, no dia 11 de maio, Bruno Gomes esteve em Buenos Aires, na Argentina, para lançar oficialmente o seu livro por lá, durante a “48ª Feira do Livro de Buenos Aires”, o maior evento de livro da América Latina. Sua participação contou também com uma noite de autógrafos apoiada pelo Editorial Tercero en Discordia, responsável pela publicação de “Los Sueños de Adam” em todos os países que falam o espanhol, parte da Europa e parte dos Estados Unidos: “Eu queria demais agradecer a todos da equipe TED, que me deu total liberdade no processo criativo, em especial a minha amiga Ana Laura Gallardo, editora”.