“A obra lançada na última segunda-feira (8) reúne 576 coautores que refletem sobre o passado e oferecem conselhos à versão de si mesmos de 20 anos atrás, transformando a obra em um marco de autoconhecimento e evolução coletiva
Há livros que contam histórias e livros que fazem história. “A Máquina do Tempo – 11.520 anos de lições atemporais”, liderado por Joel Jota, é uma obra que reúne 576 coautores que aceitaram viajar ao próprio passado para entregar conselhos à versão de si mesmos de vinte anos atrás. O resultado dessa travessia emocional é tão grandioso quanto simbólico.
Na última segunda-feira, 8 de dezembro, o livro foi oficialmente lançado durante evento em São Paulo, já reconhecido pelo GUINNESS WORLD RECORDS ™ como maior livro de não ficção em coautoria do mundo, um recorde inédito que coloca o Brasil no centro da inovação literária global. Antes o recorde era de 188 coautores em um livro de poesia. O feito é ainda mais especial porque tem como objetivo tornar o Brasil o país que mais lê no mundo.
Joel Jota descreve o projeto como algo que ultrapassa o papel. “A Máquina do Tempo – 11.520 anos de lições atemporais” não é só um livro, é um mergulho profundo na nossa essência. Cada autor visitou sua própria história para resgatar quem foi, entender quem é e refletir sobre quem deseja ser. Ver 576 pessoas abraçando essa ideia comigo e construir um livro que entra para o GUINNESS WORLD RECORDS ™ é muito especial”, afirma. Ele reforça a força do exercício proposto: “A reflexão sobre aconselhar a pessoa que você foi há 20 anos é poderosa. É um exercício de evolução, de autoconhecimento e de maturidade. Todos nós mudamos. Todos nós crescemos. E registrar isso em conjunto cria não apenas um livro, mas um legado”.
O recorde nasce dentro do Clube do Livro, projeto de 1 ano liderado por Joel Jota, com leitores brasileiros em mais de 30 países, em uma rotina de leitura guiada, encontros e discussões sobre livros que tratam de carreira, negócios e alta performance. Mais do que um feito numérico, o movimento tem um objetivo claro: tornar o Brasil o país número 1 em leitura no mundo. “Esse recorde é um símbolo de algo muito maior: a prova de que o Brasil é, sim, um país de leitores. Não somos poucos, só estávamos dispersos. Agora, estamos juntos em um mesmo livro, contando histórias que podem mudar a vida de quem lê e de quem escreve”, afirma Joel Jota.
Cada um dos 576 coautores escreveu um texto original a partir da própria história, experiências e aprendizados acumulados ao longo da vida. Somadas, essas contribuições representam, simbolicamente, “11.520 anos de lições atemporais” — uma metáfora para a soma das trajetórias e vivências de todos os participantes. A faixa etária predominante dos coautores está entre 25 e 45 anos, retratando uma geração que cresceu com o livro, mas que também vive a era digital, conectando conhecimento clássico com um novo jeito de aprender e ensinar.
Referência nacional em alta performance, Joel Jota é empresário, investidor, escritor best-seller e palestrante requisitado no Brasil e no exterior. Já impactou mais de 500 mil pessoas e reúne 14,4 milhões de seguidores. É sócio de empresas como Wiser Educação, Nonstop Produções e Nuvemshop, fundador da Jota Company e da Mentoring League Society. Comanda o Jota Jota Podcast, o podcast de negócios mais ouvido do país, e integrou o time de jurados da 8ª temporada do Shark Tank Brasil.
Na literatura, soma mais de 10 livros publicados, ultrapassando 6 milhões de exemplares vendidos, com títulos como “Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente”, “O Sucesso é Treinável”, “Ultra Corajoso”, “Padrões de Alta Performance”, “Os Doze Trabalhos de Hércules”, “Não é Milagre” e “Pai, Não Amigo”.
“A Máquina do Tempo – 11.520 anos de lições atemporais” celebra o ato de olhar para trás para seguir adiante, honrando erros, vitórias, quedas e renascimentos. Como sintetiza o próprio Joel: “Este livro é a prova de que, quando pessoas com propósito se juntam, coisas extraordinárias acontecem. Entrar para o GUINNESS WORLD RECORDS ™ é incrível. Mas mais incrível ainda é ver 576 pessoas olhando para dentro, encarando suas histórias e transformando tudo isso em inspiração para o mundo”.
A obra reconhecida pelo GUINNESS WORLD RECORDS foi comprovada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) como a obra de não ficção com o maior número de co autores do mundo, após uma pesquisa e comparação com livros do mundo todo.